Como abrir um ziper quebrado em uma mala

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Uma mala não serve para nada se não é possível abri-la por causa de um zíper estragado. Muitos fatores podem fazer com que ele não funcione, incluindo a falta do puxador, sujeira acumulada nos dentes ou até mesmo um dente danificado. Dependendo do problema, pode-se conseguir abrir a mala sem danificar ainda mais o zíper. No entanto, se algum dente estiver quebrado, não será possível salvá-lo.

Puxador perdido ou quebrado

Passo 1

Utilize um alicate para retirar qualquer pedaço remanescente do puxador, se houver quebrado. O puxador é a parte na qual se segura para abrir ou fechar o zíper.

Passo 2

Encontre um clipe de papel, pedaço de arame, fio ou objeto similar.

Passo 3

Passe o clipe ou o arame através do orifício na coroa do zíper. A coroa é a peça na parte superior do cursor do zíper, na qual o puxador é preso.

Passo 4

Abra o zíper com o clipe de papel no lugar do puxador.

Zíper pegajoso

Passo 1

Examine a área em que o zíper está pegajoso. Procure por sujeira presa no cursor ou nos dentes do zíper.

Passo 2

Gentilmente, tente retirar qualquer coisa que esteja presa no cursor. Conforme você remove, puxe delicadamente o cursor para cima e para baixo até que se solte da sujeira. Se não conseguir retirá-la, corte com uma tesoura.

Passo 3

Utilize uma escova de dentes para limpar a sujeira e detritos dos dentes do zíper. Limpe até que seja possível mover o cursor com facilidade pelo ponto pegajoso.

Passo 4

Puxe o zíper para cima e baixo firmemente, se notar que os dentes estão danificados ou quebrados. É possível conseguir fazer o zíper pular pela parte danificada. Se não conseguir, utilize uma tesoura para cortar o tecido em volta do zíper. Não é possível consertar dentes danificados. Nesses casos, deve-se substituir o zíper ou comprar uma mala nova, mesmo se conseguir fazê-lo pular pela parte quebrada.

Zíper separado

Passo 1

Puxe o cursor até o final do zíper, longe da área separada.

Passo 2

Com o alicate, aperte suavemente os cantos na parte mais estreita da barra, deixando-a ao redor dos dentes do zíper.

Passo 3

Lentamente, puxe o zíper através da área separada para juntá-la novamente.

Mais recentes

×