Como consertar o zíper de uma mochila que está emperrado

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O zíper de uma mochila pode emperrar ocasionalmente quando o revestimento ou outro material se prende nos dentes dele. Em zíperes de metal, ferrugem ou corrosão podem ser os culpados. Você não precisa substituir o zíper da mochila se os dentes estiverem intactos, pois um zíper emperrado pode ser facilmente consertado através de remoção do tecido do puxador, limpeza da corrosão ou ferrugem e lubrificação.

Passo 1

Remova qualquer material que estiver emperrado no zíper mexendo e puxando ele enquanto ao mesmo tempo abre o zíper. Mova o zíper gentilmente para cima e para baixo usando uma pinça para pegar o material preso nos dentes. Continue até que o material seja removido.

Passo 2

Lubrifique toda a extensão do zíper com óleo de máquina de costura para ajudar na fluidez do deslizamento do puxador. Aplique o óleo com moderação, tomando cuidado para não derramar na mochila. Abra e feche o zíper algumas vezes até que o óleo lubrifique todos os dentes. Limpe o excesso de óleo. Você também pode tentar esfregar uma barra de sabão nos dentes do zíper.

Passo 3

Aplique vinagre branco no zíper de metal que foi danificado pela corrosão. Teste em uma parte escondida da mochila para observar se há alguma mudança de cor, depois aplique o vinagre em todo o zíper. Espere de dez a 15 minutos para que o vinagre dissolva e amoleça a corrosão do zíper. Passe um pano úmido e depois lubrifique o zíper com óleo de maquina de costura.

Mais recentes

×