Como eu posso consertar um zíper de uma bota que não está fechando?

••• PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

O par de botas favorito fica mais confortável com o tempo, o couro amacia e o molde se adapta à forma de seus pés. Se o zíper de suas botas ficar preso ou não fechar, pode resultar em uma situação extremamente frustrante e decepcionante. Mas não se preocupe - o zíper pode ser consertado ou, se necessário, substituído, e você será capaz de desfrutar de suas botas por muitos anos.

Passo 1

Examine o zíper. Verifique os dentes, o puxador e o material em torno do fecho. Veja se está faltando algum dente ou se todos os dentes estão alinhados, veja também se alguma parte do tecido ou da linha que costurou o zíper está entre os dentes. Retire qualquer detrito acumulado.

Passo 2

Limpe o zíper com uma pequena escova de cerdas e remova qualquer sujeira ou detritos que estejam entre os dentes, ou em qualquer lugar do zíper. Esfregue uma vela ou cera de abelha em todo o zíper para que ele feche mais suavemente. Remova todos os fios soltos que possam estar ficando no caminho.

Passo 3

Realinhe os dentes do zíper. Se os dentes não estão alinhados, use um alicate para colocá-los de volta no lugar. Os dentes devem estar paralelos, com o mesmo espaçamento entre todos eles.

Passo 4

Substitua o puxador. Se o puxador precisa ser substituído, retire-o com um alicate e compre um novo em uma loja de tecido; você pode levar o puxador original na loja para encontrar o tipo correto. Abra a barra que desliza através do zíper com um alicate, coloque o novo puxador no lugar e feche qualquer espaço adicional.

Passo 5

Se o tecido do zíper está segurando o puxador, ou se faltam dentes, o zíper terá de ser substituído. Retire o zíper com um descosedor. Vá a uma loja de tecidos e tente achar o tipo que seja ideal para ser colocado no lugar do antigo; se você encontrar um que seja muito longo, basta passar uma linha no ponto onde ele deveria acabar. Cosa o novo zíper usando uma máquina de costura para garantir um ponto perfeito, lembre-se de usar linhas que sejam resistentes.

Mais recentes

×