Abscesso no rosto de um gato
Martin Poole/Digital Vision/Getty Images
Se seu gato está com um inchaço em sua bochecha, pode ser um abscesso devido a uma lesão ou problema dental. Se você tocar a área, vai senti-la um pouco quente, e o gato pode mostrar algum desconforto. O problema requer cuidados veterinários para que seja eliminado, proporcionando alívio a seu animalzinho.
Como identificar
Um abscesso é uma bolsa cheia de pus causada pela proliferação de bactérias, parasitas ou matéria estranha sob a pele do gato, de acordo com o site PetPlace.com. Sinais de um abscesso incluem inchaço e vermelhidão, febre e redução do apetite. Um ferimento, como uma mordida de um outro gato, ou um dente infeccionado, pode provocar o problema. As células brancas do sangue do gato reagem às bactérias ou outra matéria estranha, e se acumulam na área, enchendo a bolsa até que ela se rompa e o pus seja expelido.
Diagnóstico
Para tratar um abscesso, leve seu gato ao veterinário para um diagnóstico correto, já que o inchaço também pode ser causado por um tumor, cisto, hematoma ou mordida de inseto, de acordo com o site Pawprints & Purrs. O veterinário vai examinar a área, possivelmente retirando fluido do abscesso com uma agulha fina, para examiná-lo. Ele vai averiguar a boca do gato por sinais de um abscesso sob um dos dentes. Em alguns casos, realizará testes de sangue para saber se há outras doenças envolvidas que possam predispor o gato a um abscesso, como leucemia felina ou o vírus da imunodeficiência.
Tratamento
O veterinário vai tratar o abscesso drenando o pus para ajudar a limpar a infecção. Ele dará uma anestesia ao gato e fará uma incisão no abscesso ou pode inserir um dreno cirúrgico; das duas formas, a ferida é deixada aberta, para a que o dreno ou incisão possam secar a lesão. No caso de um abscesso dentário, ele também vai remover o dente após drenar o pus. Após o procedimento, seu gato vai precisar tomar analgésicos e antibióticos para eliminar bactérias, como recomendado pelo seu médico, por entre sete a dez dias, de acordo com o site Vetbase.
Advertências e prevenção
Enquanto a ferida estiver sendo drenada, evite que seu gato a coce, usando um colar elizabetano. À medida que a infecção é eliminada, a ferida fecha e começa a curar, e o veterinário vai remover o dreno. Mantenha seu gato dentro de casa para evitar lesões causadas por brigas com outros gatos, que podem levar a novas feridas. Castre seu bichinho para reduzir brigas em casa com vários gatos, de acordo com a recomendação da ASPCA. Leve seu felino para ter os dentes analisados e limpos por um veterinário durante seu check-up anual, para evitar problemas dentários.
Referências
- Vetbase; Abscessos em gatos -- Causas frequentes e tratamento; Samantha Coe [em inglês]
- Pawprints & Purrs: Feridas externas -- Abscessos, lacerações, arranhões, queimaduras, feridas [em inglês]
- PetMD: Cavidade cheia de pus sob dentes de gatos [em inglês]
- PetPlace.com: Abscessos em gatos [em inglês]
- FoxNest Veterinary Hospital: Informações sobre o tratamento de cortes, lesões, feridas e abscessos em cães, gatos e outros animais domésticos [em inglês]
- American Society for the Prevention of Cruelty to Animals: As 10 principais razões para castrar seu animal de estimação [em inglês]
Sobre o Autor
Based in Las Vegas, Susan Paretts has been writing since 1998. She writes about many subjects including pets, finances, crafts, food, home improvement, shopping and going green. Her articles, short stories and reviews have appeared on City National Bank's website and on The Noseprint. Paretts holds a Master of Professional Writing from the University of Southern California.
Créditos Fotográficos
Martin Poole/Digital Vision/Getty Images