Ajudando seu gato a curar da cauda amputada
Tabby cat taking a cat nap on a pair of shoes image by mario beauregard from Fotolia.com
A cauda dos gatos são propensas a lesões acidentais, infecções, fraturas e luxações. Nos casos de lesão grave ou infecção, os veterinários podem recomendar que a cauda seja cirurgicamente amputada, a remoção cirúrgica da cauda de um gato, também conhecida como caudectomia, é um procedimento relativamente comum e seguro, embora ainda seja uma grande operação. Seu companheiro vai precisar de cuidados e tempo para curar e se adaptar à vida sem cauda.
Cirurgia de amputação da cauda
A caudectomia pode ser completa ou parcial, dependendo do local e da gravidade da lesão. Gatos que sofrem amputação parcial da cauda podem ter menos complicações pós-cirúrgicas. A cauda de um gato não está ligada de forma alguma à medula espinhal, portanto, não danifica a coluna vertebral. A lesão ou remoção da cauda pode danificar os nervos que controlam a bexiga e o esfíncter anal.
Atividades
Imediatamente após a cirurgia o seu gato pode estar dócil e calmo da anestesia. O descanso é muito importante para a cura, coloque seu animal de estimação em um espaço confinado em casa, como uma caixa ou um quarto silencioso. Isso vai ajudar o seu companheiro a ter o descanso adequado. As atividades podem ter que ser um pouco restritas por alguns dias após a cirurgia.
Tratamento de feridas
O veterinário sutura e faz o curativo na ferida após a amputação da cauda, isto minimiza o risco de infecção e permite que a ferida cicatrize o mais rapidamente possível, os curativos devem ser mantidos limpos. Verifique a ferida e os curativos regularmente por sinais de infecção. Estes incluem supuração, inchaço dos tecidos e hemorragias. Contate o veterinário imediatamente se você acha que a ferida pode estar infectado isso pode causar retardo na cicatrização.
Incontinência e equilíbrio
Os gatos usam suas caudas para a comunicação e um bom equilíbrio. A caudectomia pode prejudicar temporariamente o bom equilíbrio de seu animal. A lesão dos nervos que controlam a bexiga e do esfíncter anal, como resultado de um trauma ou cirurgia, pode levar à incontinência. Nervos algumas vezes regeneram muito lentamente, assim, em alguns casos, a incontinência pode ser transitória, no caso improvável de que a incontinência seja permanente, o seu veterinário irá mostrar-lhe a forma de extrair a urina do seu gato manualmente.
Recuperação
Mude o seu gato para uma dieta de alta proteína após a cirurgia. Isso vai ajudar a acelerar a cicatrização dos tecidos e a recuperação. Alguns gatos perdem o apetite nos primeiros dias após um procedimento cirúrgico. Adicione pequenas quantidades de peixe fresco ou em conserva à alimentação do seu animal de estimação para torná-lo mais palatável. Um colar elizabetano pode ser uma opção se o seu companheiro de estimação tenta lamber a ferida ou remover os pontos.
Referências
Sobre o Autor
Emma Miller has been a freelance writer since 2006, specializing in health and fitness, diseases, adaptive technology, frugal living and nutrition. She has contributed to "Midwest Literary Magazine," "Static Movement" anthologies, "Fringe" and "Eulogy Magazine," among other publications. Miller holds several certificates in nutrition, chronic disease and integrative mental health, and is completing her Bachelor of Science in psychology.
Créditos Fotográficos
Tabby cat taking a cat nap on a pair of shoes image by mario beauregard from Fotolia.com