×
Loading ...

Como achar um poema através de palavras-chaves

Serviços de busca na internet fornecem aos seus usuários um meio de achar rapidamente qualquer assunto que se queira através da utilização de palavras-chaves. Se você for um estudante procurando por um poema específico para um trabalho de sala ou como tarefa de estudo — ou ainda simplesmente procurando por um poema que lembra ter lido — achar um poema na internet usando palavras-chaves não é difícil. As palavras-chaves nada mais são que qualquer informação que você tenha sobre o poema, o autor ou o período que o poema foi escrito.

Instruções

Palavras-chaves são essenciais para fazer pesquisas na internet (Scott Barbour/Getty Images News/Getty Images)
  1. Junte as informações que você tem sobre o poema (autor, título, versos ou qualquer outra informação sobre o escritor ou o poema).

    Loading...
  2. Use o nome do autor (ou parte dele) ou o título do poema. Por exemplo, para achar "Canção do exílio" de Gonçalves Dias, você pode usar as seguintes palavras:

    Gonçalves Dias Canção do exílio

    Se você tiver apenas o nome do autor, escolha um site que contenha todos os poemas do escritor para continuar sua busca. Se souber algum verso do poema, vá para o "Passo 4".

  3. Misture o nome do autor com o título do poema. Exemplo:

    Gonçalves Dias Canção do exílio Gonçalves Canção do exílio

    Para limitar ainda mais, use a palavra-chave "poema" na combinação com as outras palavras-chaves:

    Poema Gonçalves Exílio

  4. Digite versos do poema como palavras-chaves. Use as frases juntamente com a palavra "poema" ou o nome do autor. Por exemplo:

    poema a máquina do mundo se entreabriu a máquina do mundo se entreabriu poema Drummond

    Qualquer uma dessas combinações de palavras-chaves deve achar o poema "A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade.

  5. Use biografias, períodos ou outras informações como palavras-chaves combinadas com o nome do autor, título do poema ou versos.

    Exemplo 1: você tem um verso do poema ("ora o ventre triste de um cão"), mas não sabe nem o autor do poema nem o título. Porém, você tem uma ideia de quando o poema foi escrito (um ano específico ou a década). Nesse caso, 1950.

    ora o ventre triste de um cão 1950

    Resultado: "O Cão sem plumas" de João Cabral de Melo Neto.

    Exemplo 2: você tem versos do poema ("a vida faz rodar o século nas nuvens") e sabe que o escritor é maranhense. Você também sabe que o poema faz parte de um livro, mas só tem uma parte do título ("sujo"). Digite qualquer combinação de palavras-chaves baseadas nessas informações:

    Maranhense a vida faz rodar o século nas nuvens poeta sujo

    Resultado: título do livro: "Poema sujo" de Ferreira Gular.

    Limite sua busca usando versos do poema.

Loading...

Dicas

  • Para achar rapidamente um poema em um site que contenha toda a obra do autor, utilize a opção "Buscar" do seu navegador para destacar as palavras-chaves do título presentes na página. Se você não sabe como chegar nessa ferramenta "Buscar", segure a tecla Ctrl juntamente com a letra F e pronto.

Aviso

  • Nunca dependa somente dos versos do poema como únicas palavras-chaves, já que em alguns casos isso pode até atrapalhar a busca, pois o sistema não as reconhece ou são muitas palavras em uma frase só. Sempre use a palavra "poema" para limitar a busca e diferenciar sua busca de prosas ou letras de música.

Referências

Loading ...
Loading ...