×
Loading ...

O que acontece quando um cão quebra um dente?

Os cães acabam com os dentes quebrados muito facilmente. É uma das ocorrências mais comuns devido aos hábitos deles ao comer e brincar. Um cão pode quebrar os dentes ao mastigar coisas duras, incluindo ossos, ou devido a um trauma, tais como ser atingindo por uma bola ou pedra. Os dentes mais fáceis de quebrar são os caninos, que ficam na parte frontal e assemelham-se a presas. O segundo dente mais fácil de quebrar é o quarto pré-molar, que fica na parte superior e logo depois do canino.

Um dente quebrado em um cão é extremamente doloroso e exige atenção médica imediata (Apple Tree House/Lifesize/Getty Images)

Efeitos de um dente quebrado

A desvantagem em se ter um dente quebrado é a infecção que o cão provavelmente pode pegar. A condição desenvolve uma bactéria que é capaz de infeccionar o osso e a boca inteira; como resultado, o dente quebrado vai apodrecer ou cair e a infecção se espalha para os outros dentes. A bactéria e os glóbulos brancos, juntos, vão causar um esgotamento na massa óssea. A infecção não vai se restringir à boca, se espalhando para outras partes do corpo através das células do sangue; os órgãos mais suscetíveis a serem afetados são o fígado e os rins. Portanto, um cão que esteja com o dente quebrado exige um dentista canino.

Um dente infeccionado é doloroso e precisa de antibióticos. Os cães, porém, não costumam demonstrar quando estão desconfortáveis e sentindo dor; eles têm uma grande resistência a ela. O dono do animal pode não identificar o problema a tempo para prevenir a infecção.

Um problema dentário ignorado têm efeitos a longo prazo na saúde do cão. A condição do animal vai se deteriorar gradualmente, com queda no apetite e na taxa de atividades. Embora ele possa não ter nenhuma doença, a infecção bacteriana causa deterioração na saúde.

Loading...

Identificação

Os cães têm uma resistência maior à dor, então eles podem não demonstrar nenhum desconforto quando quebram um dente. Para identificar o problema, verifique a boca do animal regularmente; desta forma, você pode encontrar qualquer dente quebrado e tomar medidas corretivas imediatas. Outro método é levar seu cão a consultas veterinárias; o profissional vai identificar imediatamente um dente quebrado ou lascado. Se houver suspeita de fratura na raiz, o veterinário pode pedir um exame de raios-X para confirmá-la.

Opções de tratamento para um dente quebrado

Se a raiz não estiver fraturada e não houver ocorrência de doença periodontal, os veterinários realizam um canal na raiz. Neste procedimento, a polpa dental é removida e a cavidade é preenchida com medicamento para prevenir uma infecção bacteriana.

A segunda opção para tratar a condição é conhecida como pulpotomia. Esse procedimento é realizado apenas em dentes recém-quebrados com infecção mínima. É o tratamento preferido para cães com menos de 18 meses de idade e que ainda tenham dentes de leite.

A última opção depende de qual dente está quebrado, o quanto está quebrado e se há algum problema dental. Esse tratamento envolve a extração do dente afetado. Geralmente, os veterinários usam essa opção como último recurso, pois é dolorido para os cães considerando a quantidade de raízes e a complexidade do procedimento. Também é evitada porque o cão pode acabar perdendo a função de dente ao mastigar.

Medidas preventivas

Ao invés de privar seu cão dos petiscos como ossos, que podem aumentar o risco de quebra nos dentes, reduza o tempo de mastigação para dez minutos. Evite brincar de atirar o osso para ele pegar, e não permita que seu cão brinque com brinquedos plásticos duros, pois eles podem causar a quebra nos dentes.

Use um kit dental canino para escovar os dentes dele regularmente. Não use seu creme dental, pois ele contém substâncias químicas que podem ser prejudiciais ao animal. Use apenas os cremes desenvolvidos especialmente para cães; ele será parte do kit. Verifique regularmente os dentes do seu cão quanto a rachaduras e outros problemas dentários, tais como tártaro, descoloração dos dentes e gengivas e sensibilidade. Agende visitas regulares ao veterinário.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...