Causas de manchas escuras nas coroas dos dentes

••• toothbrush image by Igors Leonovs from Fotolia.com

Para uma pessoa manter sua saúde dental, é importante que ela examine seus dentes regularmente. Nem todos os problemas odontológicos começam com a dor de dente. Muitos têm sintomas visíveis, como uma mancha escura na coroa.

Coroa do dente

A coroa do dente é a parte visível, acima da gengiva. Ela é coberta com uma camada de esmalte forte, permitindo que o dente parta e mastigue o alimento. Ele geralmente possui uma cor branca uniforme. Com o tempo, substâncias escuras, como o café, podem levar à alterações na cor do dente, incluindo o amarelamento.

Manchas escuras

As manchas escuras podem aparecer em qualquer lugar, próximas à gengiva ou nas laterais do dente. Nos molares, é comum vermos manchas escuras dentro e ao redor das cavidades superiores do dente. Essas manchas variam entre marrom claro, marrom escuro e preto.

Causas

Uma mancha escura na coroa do dente pode ser causada pelo acúmulo de tártaro. Esse acúmulo pode ser pequeno ou grande o bastante para cobrir uma parte do dente. As cáries dentais são lesões que geralmente começam pequenas, com manchas escuras, e que aumentam com o tempo. Em crianças, um dente que acabou de nascer pode ter parte da cutícula do esmalte nele. Essa cutícula, que envolvia o dente enquanto ele ainda estava dentro da gengiva, se parece com uma mancha escura.

Tratamento

O tratamento de manchas escuras varia de acordo com a causa delas. O tártaro pode ser retirado por um dentista. No caso de cárie, o tecido lesionado e danificado pode ser removido por um profissional e o espaço deixado pode ser preenchido com porcelana, um composto de resina ou de metal, como ouro e prata. Em casos mais graves, um canal ou uma coroa dentária podem ser necessários. A cutícula de esmalte é facilmente removida, bastando escovar o dente recém-nascido.

Considerações

Como uma mancha escura na coroa pode sinalizar dano ao dente, os dentistas preferem preveni-la ao invés de tratá-la. Escovar e passar o fio dental regularmente pode prevenir o aumento de placa que leva ao tártaro e à formação de cáries. Visitas periódicas ao dentista ajudam a perceber as manchas quando elas ainda são pequenas, evitando que se tornem um problema mais grave.

Mais recentes

×