O que acontece depois de um cervo perder seus chifres?

Um cervo de chifres de veludo

Mule Deer image by Robert Ulph from Fotolia.com

Alguma vez você já se deparou com um par de chifres de veado na beira de uma estrada selvagem? Você descobriu um momento único em um ciclo anual compartilhado por cervos do mundo todo. A perda dos chifres ou "derramamento", é um processo que continua fascinando cientistas e leigos.

Derramamento

Depois da temporada de acasalamento, no final do outono e início do inverno os níveis de testosterona dos cervos caem. Isto provoca a morte do tecido que conecta os chifres ao crânio, fazendo-os cair.

Regeneração

No final do inverno ou início da primavera, os cervos começam a crescer novas galhadas. De acordo com a "Quality Deer Management Association", chifres são as estruturas que mais crescem no reino animal, muitas vezes atingindo seu tamanho total em poucas semanas.

Reciclagem

Os chifres perdidos são gradualmente comidos por ratos e outros roedores. Isto recicla os minerais que compõem as galhadas de volta ao meio ambiente e evita que os bosques e campos fiquem superlotados com os chifres caídos.

Colecionáveis

Os chifres caídos também são apanhados e recolhidos pelas pessoas. Alguns grupos, como o Shed Hunter Outfitters, coletam-nos e incentivam os outros a fazerem o mesmo. Na maioria das vezes os chifres são usados ​​para decoração ou comprados por taxidermistas.

Usos medicinais

As galhadas também são valorizados por algumas pessoas, que alegam supostos benefícios para a saúde. Pesquisadores como o Dr. Peter Fennessy, gerente geral do Centro de pesquisa Invermay, descobriram que hormônios de crescimento extraídos de chifres podem ajudar a acelerar a cura, fortalecer o sistema imunológico, aumentar os níveis de energia e diminuir a pressão arterial.

eHow Brasil
×