O que acontece quando um resistor queima?
Comstock/Comstock/Getty Images
O resistor é um dispositivo eletrônico projetado para limitar o fluxo de eletricidade em um circuito. Ele realiza essa tarefa por ser feito de materiais que são semicondutores. Quando a eletricidade é conduzida através de um resistor, gera-se calor que se dissipa pelo ar ao seu redor. Sob tensão excessiva, esse componente gera tanto calor que não consegue dissipá-lo rápido o suficiente para evitar que queime.
Aquecimento normal do resistor
Os resistores são projetados para operar sob tensões específicas. A tensão nominal de um resistor é designada pelo valor de potência. Quando esse componente trabalha sob uma carga normal de tensão, ele opera como deveria em condições normais ou abaixo da sua potência nominal. O resistor estará frio ou morno ao toque. A temperatura relativamente baixa é resultado do componente agindo como um semicondutor, o que significa que ele permite o fluxo de somente uma determinada quantia de corrente.
A corrente é o fluxo de elétrons. Quando os elétrons encontram resistência, como acontece em um material semicondutor, eles produzem calor. Os resistores são projetados para dissipar o calor de modo que o material semicondutor não seja danificado.
Superaquecimento do resistor
Quando um resistor é colocado sob uma tensão que se aproxima do limite da potência nominal, ele gera mais calor do que o normal. Isso se deve à tentativa da tensão de forçar mais corrente (elétrons) através do componente do que ele é projetado para deixar passar. O resistor estará quente ao toque e um leve aroma de queimado poderá ser percebido. O aroma é a quebra dos componentes do resistor: o carbono, o agente de ligação de argila e o pigmento do código de cores pintado nele.
Queima do resistor
Quando um resistor estiver sobrecarregado com tensão que excede a potência nominal, ele se tornará quente ao toque, consideravelmente escuro e possivelmente derreterá ou pegará fogo. Apesar do componente parecer danificado nesse ponto, ainda pode estar funcionando. No entanto, a resistência pode ser menor do que o valor original.
Resistor queimado
Nesse ponto, o resistor é incapaz de resistir ao fluxo de corrente forçado pelo excesso de tensão e o componente quebrará. Quando isso acontece, a corrente tipicamente flui pelo resistor queimado sem oposição e, portanto, passa sem ser verificada. Outros componentes no circuito podem ser danificados pelo excesso do fluxo de corrente.
Mais Artigos
Quais são os fatores que afetam a resistência de um condutor elétrico?→
Diferenças entre densidade e viscosidade→
Causas de mau funcionamento do velocímetro em um Honda Civic→
Características dos diodos de silício e germânio→
A diferença entre LED & Diodo→
Diferença entre condução metálica e eletrolítica→
Referências
- "Understanding Basic Electronics"; Larry D. Wolfgang; 2006
- "Teach Yourself Electricity and Electronics"; Stan Gibilisco; 1997
- "Basic Electricity and Electronics"; Charles Schuler, Richard Fowler; 1988
Sobre o Autor
Since 1999, Timothy Boyer has worked as a freelance writer. His career began as a science columnist with "The Northwest Explorer" and as a science writer with McGraw-Hill publishing's Power Web Series of educational articles. Boyer has a Ph.D. in molecular and cellular biology from the University of Arizona.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images