×
Loading ...

Diferença entre condução metálica e eletrolítica

Condução, em termos simples, é a transmissão de uma coisa por outra. Geralmente ocorre através de um meio, como água, ar ou metal, ou através de uma passagem. Um trem, por exemplo, pode ser considerado um "condutor" de passageiros através de um túnel.

Metais como o cobre são os melhores condutores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Condução

A condução se refere à transferência de calor ou eletricidade através de um meio, o mais comum sendo o metal. Quando o calor é transferido pelo material, os átomos componentes começam a vibrar. Quanto mais calor é adicionado, mais os átomos começam a colidir com os seguintes. Eventualmente, esses átomos são arremessados contra os átomos adjacentes não expostos diretamente ao calor. À medida em que as colisões se movem pelo meio, o calor é transferido como resultado.

Loading...

Condução metálica

A transferência de eletricidade através de metais, ou condução metálica, é uma certa sofisticação no conceito de condutores. Pelo fato da ligação entre os metais ser tão forte, os elétrons dos seus átomos são compartilhados em vez de ligados apenas a um átomo em particular. A teoria do mar de elétrons sugere que que metais puros consistem de um interstício espaçado de íons metálicos (o núcleo dos átomos) rodeados por um "mar de elétrons". A razão pela qual os metais conduzem eletricidade tão bem é que esses elétrons se movem através do metal de um modo comparado ao dos gases. E é por isso que o modelo "Mar de Elétrons" é por vezes chamado de "Gases de Elétrons". Comparativamente, é preciso de pouca energia para mover esses elétrons livres.

Condução eletrolítica

A condução eletrolítica é o movimento dos íons através de um líquido ou solução. Íons são carregados por partículas subatômicas e geralmente formados pela remoção de elétrons carregados negativamente de seu núcleo positivamente carregado. Eles são normalmente suspensos em uma solução aquosa. Por exemplo, enquanto a água conduz eletricidade por si mesma, água com sal dissolvido forma uma solução que funciona como um condutor muito melhor. Isso ocorre porque os íons negativamente carregados no sal são atraídos pelos eletrodos carregados positivamente. A condutividade da solução aumenta com a temperatura.

Diferenças e aplicações

Uma diferença adicional entre os dois é que a condução metálica ocorre espontaneamente na natureza. Condução eletrolítica espontânea, por outro lado, é rara.

Exemplos de condução metálica são abundantes. Utensílios eletrônicos domésticos e fiação de telefone são geralmente feitos ou de cobre ou de alumínio, sendo exemplos excelentes de condutores metálicos. Baterias são talvez o exemplo mais comum de condução eletrolítica. Atualmente, eletroquímicos pesquisam novas formas de produção de energia usando este processo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...