Como acostumar o seu cachorro a usar um cone de plástico em volta do pescoço

••• Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Após uma visita ao veterinário, o seu cachorro pode voltar para casa vestindo um colar de plástico em volta do pescoço. Conhecido como colar elizabetano, esse cone de plástico impede que seu cão lamba ou morda feridas, suturas ou curativos. Porém, ele provavelmente vai achar esse novo acessório um tanto desconfortável, e precisará de tempo para se adaptar às suas restrições. Embora a tendência seja que o seu cachorro se ajuste com o tempo, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a se acostumar com esse colar de plástico.

Passo 1

Verifique se o colar se adapta confortavelmente em volta do pescoço do cachorro, sem causar atrito ou irritação. Se você perceber sinais de falta de pelo ou vermelhidão, afrouxe um pouco o colar.

Passo 2

Afague seu cão para acalmá-lo se você perceber que ele esteja lutando contra o colar. Não o retire, pois o cachorro associará a birra como um jeito de se livrar do cone.

Passo 3

Deixe seu cão cambalear por aí sem interromper a sua rotina normal. Ele eventualmente se acostumará a usar o colar e a manobrar com ele em volta do pescoço.

Passo 4

Use tigelas levantadas para comida e água, para ajudar o seu cachorro a comer e beber. O seu bichinho deve estar usando o colar enquanto como e bebe. Se você perceber que ele está tendo problemas com isso, não remova o cone, mas mude a posição da tigela para facilitar o acesso. Por exemplo, afaste-a da parede para permitir um acesso mais fácil.

Mais recentes

×