Como adequar um balcão de recepção às leis de acessibilidade
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Existem dois tipos de plataformas de recepção, que exigem diferentes requisitos espaciais. A altura do balcão e da mesa é determinada como um resultado da forma como a altura da estação de trabalho afeta o visitante que se aproxima.
O balcão é ideal para transações básicas, mas pode ser difícil projetar uma recepção de forma a atender às leis de acessibilidade; seria preciso um espaço menor adicional que ficaria destacado da plataforma e seria pouco confortável para o atendente. Então, uma mesa torna-se o balcão de recepção mais funcional para um projeto contínuo e integrado. Inicialmente, o lado do visitante na recepção é o mais importante porque é onde ele se aproxima e exige o máximo de acessibilidade, a fim de completar corretamente a transação. Fornecer a funcionalidade ideal requer atenção à cinco necessidades dimensionais principais.
Step 1
O dimensionamento da altura do balcão é feito a partir da superfície do chão até o topo da plataforma e não deve ser superior a 90 cm, deixando-o acessível ao visitante. Além disso, uma porção dele deve ter pelo menos 90 cm de comprimento para facilitar a movimentação durante a operação.
Step 2
Semelhante a armários de cozinha e marcenaria, todos os espaços internos exigem um recuo na altura dos pés do visitante. Esse espaço de 20 cm, medido verticalmente a partir do piso, irá fornecer um espaço para os pés e apoios dos pés da cadeira de rodas, permitindo que o visitante se aproxime do balcão. Além da medição vertical de 20 cm, faz-se o corte na horizontal de 10 cm, gerando um recuo.
Step 3
Uma configuração típica de recepção exigirá sempre uma área em que a pessoa fique em pé para participar ativamente de uma transação no balcão, bem como uma zona de circulação atrás, para aqueles que precisam de deslocar. Essa medida torna-se fundamentalmente mais importante quando a acessibilidade da está envolvida. O giro da cadeira de rodas tem o diâmetro de 1,5 m como padrão, mas divide-se em uma zona de no mínimo 61 cm e uma área mínima de circulação de 60 cm. Portanto, um espaço de 1,3 a 1,7 m, resultado da combinação da área da pessoa que fica em pé e zona de circulação, é o ideal.
Step 4
A altura da mesa deve ser medida a partir do chão até o lado de baixo do tampo da mesa. A altura da plataforma de atendimento é uma correlação direta à altura total do balcão e, portanto, precisa ser comparada. A parte superior da mesa deverá ter de 25 a 30 cm para permitir que uma transação ocorra. Isso proporciona um espaço privado debaixo do tampo para quaisquer transações monetárias ou o manuseio de documentos confidenciais.
Step 5
Mantendo todas as relações dimensionais dentro da proporção; a altura do assento da recepcionista também deve ser levado em consideração. Medindo do chão até a parte de baixo da cadeira ergonômica, a dimensão desejada deve ser não mais do que 38 a 46 cm, o que irá proporcionar linhas de visão ideais em relação ao visitante que se aproxima do balcão.
Notoriamente, balcões de recepção são conhecidos por oferecer informações, atendimento ao cliente, comunicação e divulgação da imagem corporativa desejada pelas organizações. A resolução da acessibilidade não é tão utilizada quanto a confecção de balcões e não é apenas um elemento crucial, mas comumente ignorado. Feitos para parecer atraentes, balcões de recepção são a primeira e a última área de transação entre visitante e corporação, mas o alvo principal deveria ser uma boa funcionalidade. Mantenha essas cinco medidas em mente ao projetar sua recepção e o produto será uma experiência gratificante para todos os clientes que passam pela porta.
Referências
Sobre o Autor
Landrie Daniels, a graduate of Texas State University, received her Bachelor of Science in Interior Design with a minor in building technology. A LEED AP certification enhances her ability to write design related how-to articles for Demand Studios. Landrie was recently published in the travel section of the Houston Chronicle and on msnbc.com, a product of her three years of published writing.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images