Como calcular o espaço para assentos de um restaurante

••• restaurante image by Antoni Traver from Fotolia.com

O espaço do restaurante geralmente é dividido em cozinha e ambiente para as refeições. A fórmula padrão para a divisão de um restaurante é de cerca de 60% do espaço para o lugar das refeições e 40% para a cozinha e áreas de armazenamento. Depois de calculada e reservada a área da cozinha, se ela já não estiver divida por paredes e divisórias, a capacidade dos assentos da área de refeições deverá ser determinada a partir de medidas e cálculos.

Passo 1

Delimite o total de metros quadrados da área principal das refeições. Meça o comprimento e a largura da sala e multiplique-os para chegar à metragem quadrada.

Passo 2

Determine a quantidade de metros quadrados perdidos por áreas pré-moldadas do espaço. Calcule-a medindo separadamente o comprimento e largura das chanfraduras, e depois multiplicando-os. Subtraia essa quantidade da metragem quadrada calculada no primeiro passo.

Passo 3

Use o mesmo método para determinar a área de qualquer ambiente de refeição adicional ou espaços extras.

Passo 4

Divida a metragem quadrada de cada área por 10, 15 ou 20, dependendo do tipo de restaurante que está sendo planejado. Assentos de banquete, que reúnem os fregueses juntos, requerem apenas 1 metro quadrado por pessoa, enquanto uma disposição para uma mesa de jantar fino requer o dobro disso. Geralmente, o uso dos restaurante é de aproximadamente 1,5 metros quadrados por pessoa, o que permite livre acesso entre as mesas, assim como para a circulação dos garçons. Como exemplo, se o espaço disponível é de 90 metros quadrados, a capacidade de assentos vai ser de aproximadamente de 5 para jantares finos, 6 para restaurantes em geral e 9 para banquetes.

Passo 5

Adicione a capacidade de cada área de refeição para determinar a capacidade total de assentos do restaurante. Decida qual a proporção do espaço do restaurante a ser ocupada por cabines, mesas e/ou assentos de balcão. As cabines requerem 1 metro quadrado por pessoa, enquanto as de balcão requerem cerca de 2 metros quadrados por pessoa.

Mais recentes

×