×
Loading ...

Como afiar máquinas para cortar cabelo em casa

Muitas pessoas simplesmente compram outra máquina para cortar cabelo assim que a lâmina da antiga fica cega. No entanto, é possível revitalizar rapidamente esse acessório que apenas ocupa espaço no seu banheiro e deixá-lo como novo. O processo leva menos de uma hora, não precisa de nenhuma ferramenta específica e é bem fácil de se realizar.

Instruções

  1. Com uma chave de fenda, remova os parafusos que seguram a lâmina no lugar. Em seguida, use uma escova de dentes velha para limpar todos os detritos de cabelo ou outras sujeiras da lâmina. Esse acúmulo pode ser o causador dos problemas de funcionamento da máquina, e não uma lâmina cega.

    Loading...
  2. Afie a lâmina da máquina como se ela fosse uma faca, usando uma lima — ou um pedaço de vidro e uma lixa caso você não tenha essa ferramenta. Ao usar a técnica do vidro e da lixa, primeiro coloque um pouco de óleo mineral na lixa e dobre-a sobre o pedaço de vidro de forma que o líquido fique na extremidade. Isso dará um acabamento melhor à lâmina.

  3. Esfregue a lâmina contra a extremidade do vidro coberto com a lixa (ou na lima) usando apenas uma direção. Faça isso por 30 segundos. Vire a lâmina e repita o mesmo processo do outro lado. Quanto mais pressão você aplicar, mais afiada a lâmina ficará.

  4. Limpe a lâmina com um pano quando terminar de afiá-la. Se ela ainda não estiver como você deseja, repita o passo anterior. Você saberá que a lâmina está afiada o suficiente quando sua extremidade estiver brilhante. Se a lâmina ficar enferrujada após esse processo, limpe-a com um chumaço de algodão embebido em álcool. Continue a esfregar a lâmina com o algodão até remover toda a ferrugem — isso também ajudará a aumentar o fio dela.

Loading...

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Lima (ou vidro e lixa)
  • Óleo mineral
  • Trapo para limpeza

Referências

Loading ...
Loading ...