Como afiar máquinas para cortar cabelo em casa
Muitas pessoas simplesmente compram outra máquina para cortar cabelo assim que a lâmina da antiga fica cega. No entanto, é possível revitalizar rapidamente esse acessório que apenas ocupa espaço no seu banheiro e deixá-lo como novo. O processo leva menos de uma hora, não precisa de nenhuma ferramenta específica e é bem fácil de se realizar.
Step 1
Com uma chave de fenda, remova os parafusos que seguram a lâmina no lugar. Em seguida, use uma escova de dentes velha para limpar todos os detritos de cabelo ou outras sujeiras da lâmina. Esse acúmulo pode ser o causador dos problemas de funcionamento da máquina, e não uma lâmina cega.
Step 2
Afie a lâmina da máquina como se ela fosse uma faca, usando uma lima — ou um pedaço de vidro e uma lixa caso você não tenha essa ferramenta. Ao usar a técnica do vidro e da lixa, primeiro coloque um pouco de óleo mineral na lixa e dobre-a sobre o pedaço de vidro de forma que o líquido fique na extremidade. Isso dará um acabamento melhor à lâmina.
Step 3
Esfregue a lâmina contra a extremidade do vidro coberto com a lixa (ou na lima) usando apenas uma direção. Faça isso por 30 segundos. Vire a lâmina e repita o mesmo processo do outro lado. Quanto mais pressão você aplicar, mais afiada a lâmina ficará.
Step 4
Limpe a lâmina com um pano quando terminar de afiá-la. Se ela ainda não estiver como você deseja, repita o passo anterior. Você saberá que a lâmina está afiada o suficiente quando sua extremidade estiver brilhante. Se a lâmina ficar enferrujada após esse processo, limpe-a com um chumaço de algodão embebido em álcool. Continue a esfregar a lâmina com o algodão até remover toda a ferrugem — isso também ajudará a aumentar o fio dela.
Referências
Sobre o Autor
Located in New York State, Benjamin Skinner has been writing technology and health articles since 2008. He has worked with large companies such as Women’s Forum and Great Leap Studios. Skinner has more than six years of experience in the construction industry and understands the inner workings of buildings. He holds a Bachelor of Arts in English literature from Syracuse University.