×
Loading ...

Instruções para amolar uma tesoura de cortar cabelo

As tesouras de cortar cabelo, ou tesouras de barbeiro, em regra, devem ser muito afiadas. Quanto mais amoladas, melhor fica o corte. No entanto, elas ficam cegas quando utilizadas para cortar cabelo molhado. Como resultado, o corte não sairá perfeito. Essas tesouras podem custar até R$ 400,00, por isso é importante saber afiá-las por conta própria. O procedimento é rápido, fácil e barato.

Instruções

Mantenha suas tesouras de cortar cabelo amoladas para que os cortes fiquem perfeitos (scissors image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
  1. Despeje o óleo de máquina em uma panela, até encher cerca de um quarto dela. Coloque a pedra de afiar dentro da panela para ela ficar de molho de um dia para o outro. Certifique-se de que a pedra fique completamente submersa no óleo. Isso ajudará a lubrificá-la, e consequentemente ficará mais fácil afiar a tesoura.

    Loading...
  2. Abra a tesoura e a segure com a mão que você tem menos força, no ponto de articulação, com as lâminas voltadas para cima.

  3. Posicione a tesoura de modo que a primeira lâmina a ser afiada fique apontando para baixo e a segunda fique apoiada no seu pulso. Segure a pedra de afiar com a outra mão.

  4. Coloque a pedra sobre o ponto de articulação da lâmina e a passe em direção ponta da tesoura bem devagar, fazendo um pouco de pressão. Repita isso dez vezes.

  5. Vire a tesoura para amolar a segunda lâmina e repita o "Passo 4" com ela.

  6. Limpe a tesoura com uma folha de papel toalha para tirar o excesso de óleo. Abra e feche as lâminas rapidamente para tirar quaisquer resíduos ou pó da pedra de afiar.

Loading...

O que você precisa

  • Óleo de máquina leve
  • Panela grande
  • Pedra de afiar
  • Papel toalha

Referências

Loading ...
Loading ...