×
Loading ...

Por que a água da minha piscina ficou amarela quando adicionei um tablete de cloro?

Entre os problemas que podem atormentar os proprietários de piscinas, a ocorrência de uma coloração amarela na água pode ser a mais frustrante. Uma das razões para a frustração dos donos é que isso pode ocorrer depois da adição de tabletes de cloro na água. O amarelamento da água em uma piscina, logo após a adição de um desinfetante, pode parecer ilógico, mas, na verdade, há uma boa razão para isso acontecer. Geralmente, a água da piscina fica amarela depois do cloro, porque os níveis de minerais da água estão muito altos.

Às vezes, água amarela na piscina depois do tratamento com cloro se deve à alta concentração de minerais na água (Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images)

Presença de minerais

Nenhum proprietário de piscina quer uma água que não seja cristalina, e todos esperam que os tabletes de cloro garantam isso. No entanto, tabletes de cloro de piscina, quando adicionados à água que sofre de elevado nível de minerais, mudam a cor da mesma. Infelizmente, a água da piscina pode ser afligida com minerais oxidados e metais como ferro, manganês ou cobre. A química do cloro reage com os minerais da piscina, resultando na coloração da água.

Loading...

Testes

Para determinar qual mineral está causando o amarelamento da água de sua piscina após a adição de cloro, você terá que fazer vários testes. Em todos os casos de água amarelada, realize testes de nível de pH, alcalinidade total, metais pesados, total de sólidos dissolvidos e resistência. Muitos níveis químicos da água da piscina podem ser determinados por meio da utilização de um bom kit de testes. Lojas respeitáveis de suprimentos para piscinas também podem testar amostras de água em todos os níveis minerais e químicos recomendados.

Passos iniciais

Se os minerais estiverem presentes em níveis elevados em sua piscina, certifique-se de que o nível do cloro esteja entre 1.5 e 3.5 partes por milhão (ppm). Certifique-se, também, que os níveis de pH da piscina estejam entre 7.2 e 7.8. O pH abaixo de 7 e acima de 8 desregulará seriamente a química da água. O nível de alcalinidade total da piscina deve estar em 110 ppm, pois os tabletes de cloro são estabilizados. Tabletes de cloro estabilizados são ácidos e reduzirão o pH e a alcalinidade total.

Tratamentos

Quando metais ou minerais estiverem presentes na água da piscina, use um agente separador de metais para eliminá-los. Adicione separadores de metais e minerais à água somente após o ajuste dos níveis de cloro, pH e alcalinidade da piscina. Além disso, filtre a piscina por aproximadamente 12 horas e, em seguida, realize uma supercloração no local, deixando-a assentar por mais oito a 12 horas. Após a supercloração, reavalie o pH e a alcalinidade e eleve a resistência da piscina para 200 ppm, caso esteja baixa.

Considerações

Caso a água da piscina continue amarela após a aplicação do separador de metais e da cloração, substitua no mínimo um terço da água e certifique-se de que a água substituta venha de uma fonte livre de metais ou minerais. Infelizmente, a água de poços geralmente tem grande conteúdo de metais e minerais e pode reagir com os tabletes de cloro, mas a utilização de um agente separador para piscinas ajudará. Tenha em mente que os metais e minerais presentes na água da piscina geralmente deixam manchas, evidenciando sua presença.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...