×
Loading ...

O que fazer quando a água da piscina fica roxa ao testar o pH?

Quem tem piscina precisa executar várias tarefas para mantê-la segura e higiênica. Dois dos trabalhos mais importantes dos donos de piscina são a manutenção do cloro e dos níveis de pH. Embora sejam questões separadas, o pH e o cloro dependem um do outro, de algumas formas. Por exemplo, quando um teste de pH produz a cor roxa, o problema está no nível de cloro.

Quando um teste de pH tem resultado roxo, há problemas no nível de cloro da piscina (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Teste de pH

Embora diferentes kits de teste variem na forma como testam as amostras de cloro ou pH, todos têm algumas características comuns. Por exemplo, todos os testes de pH de piscinas usam os mesmos reagentes para criar cores. Além disso, uma cor que significa a mesma coisa em todos os kits é o roxo. Se o teste resultar na cor roxa, os níveis de cloro estão muito altos e estão interferindo na atuação dos outros reagentes.

Loading...

Nova realização do teste do pH

Um teste de piscina que ficar roxo não é útil para medir o pH. Uma nova amostra precisará ser coletada. Para evitar que ela se torne roxa de novo, é necessário adicionar o reagente de tiossulfato de sódio, que neutraliza o cloro. Acrescentar uma gota dele ao teste permite que o pH real da piscina seja determinado.

Altos níveis de cloro

O pH e os níveis de cloro de uma piscina andam lado a lado. Um pH incorreto afeta negativamente os níveis de cloro, enquanto níveis baixos ou altos demais de cloro afetam negativamente o pH. Após neutralizar o cloro em uma piscina e determinar o pH, você deve testar os níveis de cloro da piscina. A cor roxa em um teste significa que os níveis de cloro devem ser reduzidos.

Níveis recomendados

Para evitar a cor roxa em testes no futuro, você deve manter os níveis de cloro adequados em sua piscina. O cloro deve estar entre 1 e 3 partes por milhão (ppm), sendo 2 o ideal. O pH deve ser mantido entre 7 e 8, sendo de 7,4 a 7,6 a faixa ideal. A manutenção da piscina será muito mais fácil com os níveis adequados de pH e cloro.

Ajustando os níveis

Você pode elevar o pH da piscina com carbonato de sódio e reduzi-lo com ácido muriático. Os níveis de cloro são elevados pela adição de mais cloro. Cerca de 700 g de carbonato de sódio são requeridos para cada 75 mil L de água para elevar o pH acima de 7. Cerca de 350 g de hipoclorito de cálcio são necessários para elevar o cloro da piscina para 2 ppm. Os níveis de cloro de uma piscina caem naturalmente, mas você pode reduzi-los com tiossulfato, de acordo com as instruções.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...