Como usar uma agulha borboleta adequadamente
Uma agulha borboleta é uma pequena agulha de punção venosa, com um anexo de plástico em formato de asa, que ajuda a estabilizar a agulha e torná-la mais fácil de manusear. Agulhas borboleta são usadas para extrair o sangue de crianças e bebês, assim como de adultos que têm pequenas veias ou que são inclinadas. A agulha borboleta está ligada a um tubo de plástico flexível, que pode ser ligada a uma seringa ou a um suporte de tubos de aspiração.
Step 1
Coloque o torniquete no braço do paciente. Examine o braço em busca de uma veia adequada.
Step 2
Limpe a área ao redor da veia com o álcool. Retire a tampa de segurança da agulha borboleta. Segurando a agulha pelas asas de plástico, insira-a na veia em um ângulo agudo. O sangue deverá começar a fluir.
Step 3
Solte o torniquete quando a seringa ou tubo de aspiração estiver quase cheio. Quando você tiver recolhido a quantidade de sangue que precisa, retire a agulha e cubra o local da punção com uma bola de algodão. Peça ao paciente para manter pressão sobre o algodão.
Step 4
Desligue o tubo de aspiração do suporte, ou transfira o sangue da seringa para um tubo de coleta. Descarte o conjunto de agulha borboleta, tubos e seringa ou suporte no recipiente para agulhas. Segure a agulha pelas asas de plástico ao colocá-la no recipiente, para evitar que a agulha gire em torno do tubo e fure-o acidentalmente.
Step 5
Cubra o local da punção venosa e bola de algodão com uma bandagem adesiva.
Recursos
Dica
- Se o conjunto de agulha borboleta tem um escudo de segurança, sempre deslize-o no lugar, imediatamente após retirar a agulha da veia.
Sobre o Autor
Cynthia Myers is the author of numerous novels and her nonfiction work has appeared in publications ranging from "Historic Traveler" to "Texas Highways" to "Medical Practice Management." She has a degree in economics from Sam Houston State University.