Como usar uma agulha borboleta adequadamente

Uma agulha borboleta é uma pequena agulha de punção venosa, com um anexo de plástico em formato de asa, que ajuda a estabilizar a agulha e torná-la mais fácil de manusear. Agulhas borboleta são usadas para extrair o sangue de crianças e bebês, assim como de adultos que têm pequenas veias ou que são inclinadas. A agulha borboleta está ligada a um tubo de plástico flexível, que pode ser ligada a uma seringa ou a um suporte de tubos de aspiração.

Passo 1

Coloque o torniquete no braço do paciente. Examine o braço em busca de uma veia adequada.

Passo 2

Limpe a área ao redor da veia com o álcool. Retire a tampa de segurança da agulha borboleta. Segurando a agulha pelas asas de plástico, insira-a na veia em um ângulo agudo. O sangue deverá começar a fluir.

Passo 3

Solte o torniquete quando a seringa ou tubo de aspiração estiver quase cheio. Quando você tiver recolhido a quantidade de sangue que precisa, retire a agulha e cubra o local da punção com uma bola de algodão. Peça ao paciente para manter pressão sobre o algodão.

Passo 4

Desligue o tubo de aspiração do suporte, ou transfira o sangue da seringa para um tubo de coleta. Descarte o conjunto de agulha borboleta, tubos e seringa ou suporte no recipiente para agulhas. Segure a agulha pelas asas de plástico ao colocá-la no recipiente, para evitar que a agulha gire em torno do tubo e fure-o acidentalmente.

Passo 5

Cubra o local da punção venosa e bola de algodão com uma bandagem adesiva.

Mais recentes

×