×
Loading ...

Como ajudar as crianças a aprenderem o alfabeto

Atualizado em 12 agosto, 2018

A música do alfabeto normalmente é a primeira que uma criança canta. Ela apresenta o alfabeto, mas aprender realmente as letras vai além de recitá-las. Ajudar as crianças a aprenderem o alfabeto demanda muitos tipos de atividades. O objetivo é expô-las às letras frequentemente para ajudá-las a se familiarizarem com o formato e o som. Para ensinar o alfabeto ao seu filho não são necessários muitos itens caros.

Instruções

Use letras magnéticas para ajudar seu filho a aprender o alfabeto (colourful letters image by forca from Fotolia.com)
  1. Pendure as letras do alfabeto no quarto do seu filho para que ele as veja diariamente. Aponte para cada letra quando cantar a música do alfabeto para que ele comece a relacioná-las às formas.

    Loading...
  2. Leia para seu filho diariamente. Aponte letras individuais na página para ajudá-lo a identificá-las e relacioná-las aos sons e palavras. Existem muitos livros para aprender o alfabeto e eles permitem uma conexão mais direta com as letras.

  3. Aponte as letras ou sinais no supermercado ou outros lugares que frequentarem. Peça que a criança diga que letra é e repita o som dela. Para os que já estão em um nível mais avançado, diga uma letra e peça que a criança a procure nas placas.

  4. Coloque sal ou areia em um recipiente raso. Ajude seu filho a desenhar as letras na areia.

  5. Mergulhe formas de bisco no formato de letras em tinta guache e pressione-as em um papel. A criança poderá pintá-las ou contorná-las para reforçar o reconhecimento do formato das letras.

  6. Foque em poucas letras por vez, para que a criança possa aprendê-las bem. Faça atividades que tenham alguma relação com a letra. Por exemplo, se estiver trabalhando com a letra "A", pode fazer um alimento que comece com essa letra ou desenhar animais com essa inicial. Isso o ajudará a aprender os sons associados a cada letra.

  7. Escreva o nome do seu filho e deixe em um local visível. Pratique dizendo os nomes das letras frequentemente para ajudá-lo a aprender. A ligação pessoal às letras pode encorajá-lo a aprendê-las mais rapidamente.

  8. Compre letras magnéticas ou de plástico para seu filho brincar. Aponte-as e diga seus nomes para reforçar o conceito.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...