Como ajustar o cavalete de um violoncelo
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O violoncelo tem um formato côncavo e o ajuste preciso do cavalete requer muito cuidado e atenção aos detalhes. Os pés do cavalete devem ser lixados para acompanhar a curvatura do violoncelo. O cavalete desempenha um papel essencial na qualidade do som do instrumento porque faz a mediação entre a vibração das cordas e o corpo do violoncelo. Se os pés do cavalete não tiverem o formato apropriado, o contato entre o cavalete e o violoncelo não será firme e isso vai diminuir a qualidade do som.
Lixando o cavalete
Step 1
Coloque um pedaço grande de papel alumínio sobre o corpo violoncelo, entre os efes, no lugar onde vai ficar o cavalete. A folha de alumínio protege a superfície do violoncelo enquanto o cavalete é lixado para se ajustar aos contornos do instrumento.
Step 2
Prenda um pedaço de lixa média no papel alumínio, com a face áspera virada para cima e a face macia para baixo.
Step 3
Coloque os pés do cavalete sobre a lixa. Aplique um pouco de pressão sobre a peça, movimentando-a para frente e para trás sobre a lixa. Os dois pés devem permanecer sempre em contato com a lixa. A lixa e o papel alumínio seguem os contornos do violoncelo. Lixar o cavalete sobre o violoncelo ajuda a conformar os pés do cavalete à curvatura do instrumento.
Step 4
Verifique os pés diversas vezes durante o lixamento. O objetivo é lixar cerca de 90% da superfície inferior de cada pé para obter um formato côncavo que se ajuste ao violoncelo.
Step 5
Recolha o cavalete de cima da lixa. Remova o alumínio e tire o pó do violoncelo com a flanela.
Step 6
Coloque o cavalete sobre o violoncelo para verificar o ajuste. Passe a lixa delicadamente sob cada um dos pés até que o cavalete repouse firmemente sobre o violoncelo.
Colocando as cordas e o cavalete
Step 1
Insira a extremidade da corda C (Dó) no estandarte para travá-la no lugar. Puxe a outra extremidade da corda na direção da voluta, cuidando para encaixá-la na ranhura apropriada, tanto no cavalete quanto na pestana.
Step 2
Puxe a cravelha da corda C (Dó) ligeiramente para fora da caixa de cravelhas. A cravelha da corda C (Dó) fica na parte inferior esquerda da caixa. A cravelha da corda G (Sol) é a que fica na parte superior esquerda, a da corda D (Ré) é a superior direita e a da corda A (Lá) é a inferior direita. Passe a corda pelo orifício da cravelha até que ela saia pelo outro lado. Deixe uma pequena folga na corda.
Step 3
Gire a cravelha no sentido anti-horário para esticar a corda. Empurre suavemente a cravelha na direção da caixa conforme a corda for se esticando. Isso fará com que a corda se enrole na cravelha formando uma espiral.
Step 4
Repita o processo com as cordas G (Sol), D (Ré) e A (Lá). Para esticar as cordas D e A, as cravelhas devem girar no sentido horário.
Step 5
Faça o cavalete deslizar sobre o violoncelo e sob as cordas, segure-o na posição vertical e coloque cada uma das cordas na ranhura correspondente.
Step 6
Uma vez que o cavalete esteja posicionado, afine as cordas.
Referências
Dica
- O cavalete se alinha com o entalhe no centro dos efes e deve ficar no meio do caminho entre o estandarte e o braço do violoncelo.
- Durante o lixamento, pode-se manter o papel alumínio no lugar com a mão ou com a ajuda de um elástico ou de uma fita para mascaramento, normalmente usada em pintura.
- O cavalete se mantém no lugar pela tensão das cordas. Por isso, é preciso colocar as cordas antes de posicionar o cavalete.
Sobre o Autor
Robert Russell began writing online professionally in 2010. He holds a Ph.D. in philosophy and is currently working on a book project exploring the relationship between art, entertainment and culture. He is the guitar player for the nationally touring cajun/zydeco band Creole Stomp. Russell travels with his laptop and writes many of his articles on the road between gigs.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images