×
Loading ...

Como trocar o encordoamento de um violoncelo

Um violoncelista, assim como um guitarrista ou um violinista, deve saber como trocar as cordas de seu instrumento com facilidade e precisão. As cordas se desgastam com o uso e podem arrebentar inesperadamente, portanto, precisam ser substituídas de tempos em tempos. Muitos músicos iniciantes acham o processo de troca frustrante e tedioso, porém, se realizado incorretamente, pode afetar a afinação do instrumento. Trocar as cordas de um violoncelo é como trocar as cordas de um violino ou de um violão; após algumas tentativas, o processo se torna simples e direto.

Instruções

Trocar o encordoamento de um violoncelo é um procedimento simples (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Troque uma corda de cada vez, pois é a tensão exercida por elas que mantém o cavalete no lugar. Gire a cravelha da corda Lá no sentido anti-horário para afrouxá-la; uma vez solta, retira a ponta da corda do orifício da cravelha. Em seguida, retire a outra extremidade do estandarte.

    Loading...
  2. Abra a embalagem das novas cordas e identifique-as. A corda Lá é a mais fina.

  3. Introduza a ponta da corda Lá que contém a esfera metálica no estandarte até que se encaixe. Coloque a corda no entalhe do cavalete, puxando-a sobre o espelho em direção à caixa das cravelhas, até a fenda da pestana.

  4. Atravesse a outra ponta da corda Lá pelo orifício da cravelha, deixando alguns centímetros para fora, de modo a permitir que a corda se enrole ao ser apertada.

  5. Gire a cravelha no sentido horário, lembrando-se de afastá-la ligeiramente do espelho para que a corda se enrole de maneira uniforme. Continue girando a cravelha até que a corda tenha dado diversas voltas; repita o procedimento com as cordas Dó, Sol e Ré. As cravelhas das cordas Dó e Sol ficam do lado esquerdo do violoncelo; gire-as no sentido horário para afrouxá-las e anti-horário para apertá-las.

  6. Afine todas as cordas. As cordas novas precisam ser afinadas diversas vezes antes que consigam se estender o suficiente para manter a afinação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...