×
Loading ...

Como ajustar o tensor de um violão Taylor

Atualizado em 17 abril, 2017

O tensor em um violão controla a curvatura de seu braço, fator fundamental para uma boa afinação e intonação de seu instrumento por toda sua escala. Se o tensor de seu violão estiver curvado na direção errada, ao ajustá-lo você logo perceberá a diferença, e o quão melhor será sua tocabilidade. Você pode ajustar o tensor de seu violão Taylor seguindo alguns passos simples.

Instruções

É o tensor de um violão que controla a curvatura do braço do instrumento (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Remova a proteção do tensor, que se encontra no fim da escala, onde ela encontra a mão de seu violão. Usando a chave de fenda, desaparafuse-a e remova-a.

    Loading...
  2. Aperte o tensor caso o braço de seu violão esteja curvado para frente, indicando que o tensor está muito solto (vide "Dicas"). Use a chave Allen para apertar o tensor, girando-o em sentido horário.

  3. Para afrouxar seu tensor, gire a chave Allen em sentido anti-horário.

  4. Teste os ajustes feitos. Coloque seu dedo em uma corda na 1ª casa e outro na 14ª para verificar a altura das cordas (vide "Dicas").

Loading...

Dicas

  • Passo 2: Um tensor solto aumenta a ação das cordas e pode causar trastejamento. Na área coberta pela proteção do tensor você encontrará um parafuso que você pode usar para apertá-lo ou afrouxá-lo.
  • Passo 4: A corda deve estar de 1 a 1,7 mm de distância do 6º traste, um valor próximo à espessura de um cartão de crédito. Se a corda tocar o 6º traste, você precisará apertar seu tensor. Se for difícil de pressionar a corda sobre o 6º traste, então a corda está muito distante e você precisa afrouxar seu tensor.

O que você precisa

  • Chave Allen de 0,635 cm (1/4")
  • Chave de fenda

Referências

Loading ...
Loading ...