Como trocar a esteira da caixa

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

A caixa é o instrumento mais importante no arsenal do baterista. A caixa tem seu som característico devido à uma série de fios curvados, conhecidos como ''esteira'', esticados na pele de resposta do tambor. Essa pele de resposta é extremamente fina e faz com que a esteira vibre quando o baterista toca a pele de cima (batedeira) com a baqueta. Mas essa esteira pode esticar demais e estourar, e você precisará substituí-la.

Passo a passo

Passo 1

Solte os parafusos que seguram a esteira nos dois lados da caixa. Retire a esteira da pele de resposta.

Passo 2

Coloque a nova esteira sobre a pele e alinhe-a com o automático e o tensor. Sua nova esteira vem com um cordão ou uma fita de plástico. Você irá precisar de um deles para prender a esteira.

Passo 3

Insira uma ponta do cordão em cada um dos dois buracos na extremidade da esteira, se estiver usando o cordão. Faça isso nos dois lados. Agora insira o cordão no automático e aperte o parafuso com a chave de afinação. Estique a esteira sobre a pele e faça o mesmo no lado oposto. Aperte os parafusos com a chave.

Passo 4

Insira a tira de plástico no espaço estreito localizado nas extremidades da esteira, se caso estiver usando as tiras. Dobre a tira no meio e coloque as duas metades no automático. Insira a tira no outro lado da esteira e dobre. Estique a esteira pelas extremidades sobre a pele. Coloque a tira no tensor e aperte com a chave. A esteira estará segura no tensor, que permite o ajuste da esteira.

Passo 5

Tensione a esteira girando o tensor no sentido horário. Diminua a tensão girando o tensor no sentido anti-horário.

Passo 6

Toque a pele de cima (batedeira) com uma baqueta. Ouça o som da esteira e ajuste o tensor como precisar.

Mais recentes

×