×
Loading ...

Alergias e erupções comuns em cães

Alergias a alimentos, contatos, vacinas, medicamentos, picadas de insetos e inalantes podem ser a causa de uma variedade de sintomas. Embora eles possam variar, os mais frequentes costumam ser coceira, pelagem feia, lacrimejamento nos olhos e erupções ou pústulas na pele. Cães que exibam sinais de alergias devem ser levados ao veterinário para determinar a causa exata.

Coçar a pele ou esfregar o focinho podem ser sinais de alergias em um cão (dog image by Holtea Silviu from Fotolia.com)

Alergias alimentares

Cães que desenvolvam alergias a ingredientes da comida ou dos petiscos podem exibir sintomas que vão desde distúrbios estomacais até coceiras perto do focinho ou patas e, em casos piores, desenvolvimento de erupções como reação ao alérgeno ingerido. Os ingredientes comuns em alimentos caninos que podem causar alergias são o trigo, milho, soja, frango, carneiro, frutos do mar, nozes, laticínios ou conservantes.

Loading...
Os cães podem ser alérgicos aos ingredientes da comida e dos petiscos (dog biscuits image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Alergias de contato

Qualquer coisa com a qual seu cão entre em contato físico pode ser considerada uma causa para uma alergia de contato. Os responsáveis mais comuns são os materiais de limpeza, produtos de lavanderia, produtos químicos para gramados, tecidos ou ingredientes usados ​​em carpetes ou roupas de cama, fungos, mofos, gramíneas, plantas, árvores e ervas daninhas. As alergias de contato podem fazer o cão se coçar, sofrer diminuição na qualidade dos pelos, vermelhidão em volta da boca, patas e olhos ou o surgimento de erupções ao entrar em contato com o alérgeno.

Seu cão pode ser alérgico a plantas, gramíneas ou árvores (dog image by jeancliclac from Fotolia.com)

Alergias a insetos

Em se tratando de insetos e alergias, a responsável mais comum é a pulga. A dermatite alérgica por pulgas é causada quando o cão é alérgico à saliva que o parasita deixa na pele depois de uma mordida. Os sintomas mais frequentes provocam coceira incessante, mas quando o animal é altamente alérgico, ele pode desenvolver erupções. Outra insetos que costumam provocar alergias, todos os quais capazes de provocar erupções aos cães com alta sensibilidade, são as aranhas, carrapatos, abelhas, vespas e mosquitos. Os ácaros também são problemáticos em cães, mas a maioria deles acabam causando doenças ao invés de alergias.

Picadas de insetos podem ser uma causa de alergias em cães (humble-bee bumble-bee insect image by Pali A from Fotolia.com)

Alergias a medicamentos, preventivos e vacinas

Se você perceber que seu cão desenvolveu erupções logo depois de ter recebido um medicamento ou vacina, a composição deles pode ser a causa. Essa reação também pode ser vista em um cão que seja alérgico a preventivos contra pulgas, carrapatos e dirofilariose logo depois de serem aplicados ou ingeridos. Nestes casos, o veterinário deve ser contatado imediatamente.

Alergias a medicamentos, preventivos e vacinas podem ser uma causa para erupções (syringe image by Chris Bolton from Fotolia.com)

Alergias inalantes

Como os humanos, os cães podem sofrer alergias sazonais ou inalantes. Embora a maioria destas alergias não provoque erupções, elas podem ser vistas em cães com alta sensibilidade ao alérgeno. Os sintomas mais comuns são aqueles iguais aos dos humanos com febre dos fenos, e podem incluir secreções nos olhos ou nariz e vermelhidão ou coceira nos olhos, patas ou pele.

As alergias inalantes sazonais podem afetar cães também (dog's nose image by Vasiliy Koval from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...