×
Loading ...

Como aliviar as cólicas de gases em cavalos

A cólica é uma aflição comum em cavalos. Esse é um termo generalizado utilizado para se referir a uma dor localizada no abdômen do animal. Na maioria dos casos, elas são leves e causadas pelo acúmulo de gases nos intestinos. Esse problema é facilmente tratado se for detectado e tratado precocemente. No entanto, se o problema não for detectado ou não for tratado, a cólica pode se tornar algo muito mais grave. Se notar sintomas de cólica em seu cavalo, tais como perda de apetite, sudorese sem motivo aparente, apatia e respiração acelerada, siga esses passos no guia abaixo para iniciar o tratamento imediatamente.

Instruções

  1. Verifique se o cavalo não tem acesso a alimentos sólidos -- somente água. Remova qualquer coisa do seu cocho que eles possam comer.

    Loading...
  2. Misture uma xícara de café forte e morno, duas colheres de chá de gengibre em pó e 60 g de licor de caramelo. Outros tipo de licor podem ser utilizados, mas como a maioria dos mamíferos, os cavalos possuem uma preferência por alimentos adocicados. O café atuará como um laxante suave, o gengibre ajudará a aliviar os gazes, e o licor diminuirá a tensão muscular.

  3. Preencha uma seringa médica com a mistura de café e dê para o cavalo. Quando ele ingerir a bebida, coloque o cabresto e anexe a guia.

  4. Ande com o cavalo por 20 minutos e deixe-o descansar por mais 20 minutos. Repita esse processo por três a seis horas. Em algum momento, o cavalo começará a eliminar os gazes. Ele pode até ter uma evacuação. Esses são os indicadores de que a cólica está passando. Quando o animal começar a pastar, retire a guia. Alimente-o com nada além de feno e relva pelas próximas 24 horas.

  5. Ligue imediatamente para o veterinário se observar qualquer um dos seguintes itens: se o cavalo começar a rolar ou agir agressivamente, as gengivas estão pegajosas ou secas ou se o cavalo se deita porém não consegue mais se levantar. Diga ao veterinário que seu cavalo tem cólicas e esteja preparado para dar as seguintes informações: quais os sinais de cólica que o animal está apresentando, temperatura, a pressão arterial ou o número de batimentos por minuto (pressione em cada lateral do pescoço, logo abaixo do maxilar para verificar a pulsação), o histórico médico do animal e informações sobre sobre as fezes dele, incluindo frequência, quantidade e consistência. Mantenha o animal sobre vigilância até que o veterinário chegue.

Loading...

Dicas

  • Reduza a quantidade de grãos na alimentação do cavalo: eles são difíceis de digerir e podem resultar no acúmulo de gases.
  • Desenvolva uma programação regular de alimentação, fornecimento de água e exercícios que devem ser seguidos diariamente.
  • Alimente o animal com várias refeições pequenas durante o dia, ao invés de alimentá-lo apenas uma só vez.

O que você precisa

  • 1 xícara de café forte
  • 2 colher de chá de gengibre em pó
  • 60 g de licor de caramelo
  • Seringa médica
  • Cabresto
  • Guia

Recursos

Loading ...
Loading ...