Quanto devo dar de mamadeira a um cordeiro?
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Quando a mãe de um cordeiro morre, rejeita a sua cria ou o filhote é muito fraco para mamar, é necessário alimentá-lo com mamadeiras. Isso requer um extenso comprometimento de tempo por, pelo menos, o primeiro mês de vida do cordeiro. A quantidade de alimento depende do peso do filhote.
As primeiras 24 horas
Um cordeiro recém-nascido precisa do colostro da mãe, que é uma substância secretada pelas mamas com importantes agentes estimuladores da imunidade. Sem eles, o sistema imune do cordeiro não consegue repelir as bactérias e os vírus presentes na fazenda. O filhote pode ficar doente e, possivelmente, morrer. Ordenhe a mãe e congele o colostro em excesso. O cordeiro precisa de 20 ml de colostro a cada duas horas pelas primeiras 24 horas de vida. Se a mãe morrer durante o parto, utilize o colostro congelado de um nascimento anterior ou o colostro de uma vaca. Não existem sintéticos ou substitutos para ele. Se não houver colostro disponível, então utilize um substituto do leite.
As próximas 48 horas
Após as primeiras 24 horas, os cordeiros recém-nascidos precisam de uma mistura de colostro e substituto de leite. Isso garante que ele não somente obtenha o apoio imunitário que precisa, mas também a nutrição. Misture cerca de 20 ml de colostro com o substituto do leite. O cordeiro precisa de cerca de 15% a 20% do seu peso corporal em leite, por dia. Alimente-o a cada duas ou três horas.
Substituto total do leite
Após 72 horas, o cordeiro não precisa mais do colostro e pode viver somente com o substituto do leite, mantendo a taxa de 15% a 20% do seu peso em substituto, por dia. Utilize uma garrafa pet de 350 ml equipada com um bico de mamadeira para alimentá-lo. Guarde a tampa para colocar a garrafa na geladeira quando sobrar leite. Pese o cordeiro a cada dois dias e ajuste a quantidade do substituto de leite para acompanhar o crescimento do cordeiro.
A dieta de tempo integral
Ao longo do tempo em que se alimenta o cordeiro com mamadeira, ele precisa de 15% a 20% de substituto de leite, mas a quantidade muda conforme ele cresce. Ele é alimentado a cada duas ou três horas, mas o intervalo fica maior conforme o cordeiro cresce. Quando o cordeiro já estiver desmamado, ele será alimentado somente a cada 12 horas. Em vez de dar a mamadeira ao cordeiro várias vezes por dia, alimente-o apenas duas vezes.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Brock Cooper attended Illinois Wesleyan University in Bloomington, Ill. He was a reporter for seven years with a daily in Illinois before branching out into marketing and media relations. He has experience in writing everything from press releases to features on a variety of subjects and forums. His work can be seen in NewsTribune newspaper, Chicago Parent magazine and several websites.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images