Como aliviar a dor de cílios encravados

••• Nastia11/iStock/Getty Images

Cílios encravados são uma condição comum tanto entre homens como em mulheres, bem como entre cães e gatos. Há diversas variações do problema. A triquíase se desenvolve quando os cílios crescem na direção do olho. A distiquíase ocorre quando dois cílios nascem a partir de um mesmo folículo, criando uma coluna adicional de cílios que se vira para dentro. Ambas as condições causam fricção constante na córnea, causando dor, vermelhidão e lacrimejamento e podendo causar infecções, arranhões no olho e danos na visão se não tratada. Como causa fricção no olho, deve-se procurar tratamento.

Cílios removidos simplesmente crescerão de novo; a única solução permanente é cirurgia, envolvendo tanto queimar como congelar os cílios, ou retirar os folículos. Até que a cirurgia seja realizada, há algumas coisas que podem ser feitas para aliviar a dor e o desconforto causados por essa condição.

Passo 1

Aplique uma compressa quente ou fria no olho, deixando-a por cinco minutos. Uma compressa pode ser feita mergulhando-se um pano ou uma toalha de mão em água gelada ou quente que não esteja escaldante ao toque. Fique deitado ou inclinado e deixe a compressa sobre o olho ou os olhos.

Passo 2

Puxe o cílio ou os cílios encravados com pinças esterilizadas. Para fazer isso de forma segura, olhe no espelho, afaste a pálpebra do olho e gentil e rapidamente puxe o cílio ou os cílios doloridos com a pinça.

Passo 3

Peça para o seu médico encaminhá-lo a um especialista em eletrólise para que ele possa remover seus cílios encravados.

Passo 4

Pergunte ao seu médico sobre um analgésico oral ou tópico ou um antibiótico. Se a córnea tiver uma arasão (ou for arranhada), analgésicos ou antibióticos são usados hoje em dia para lidar com o desconforto enquanto a córnea sara.

Mais recentes

×