×
Loading ...

Como alterar uma partição lógica para primária

As diferenças entre um drive lógico e um primário é que o segundo é "bootável", significando que você pode iniciar seu computador a partir dele. O drive primário é o local onde fica armazenado o sistema operacional principal, enquanto o drive lógico é principalmente usado para guardar dados. Se você desejar transformar seu drive de armazenamento secundário em "bootável", é preciso alterá-lo de lógico para primário.

Instruções

Mudar sua partição para uma primária permitirá que você faça o boot a partir dela (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Clique no botão " Iniciar" e vá ao " Painel de controle".

    Loading...
  2. Dê duplo clique em " Ferramentas de gerenciamento". Se não visualizar essa opção, clique no link " Alterar para visão clássica", localizado no lado esquerdo da janela. Dê duplo clique em "Gerenciamento de computador".

  3. Clique em "Gerenciamento de disco", localizado no lado esquerdo da janela, abaixo de "Armazenar". Aperte "Próximo" através dos comandos, para começar a inicialização do drive. Quando o processo estiver concluído, um retângulo preto aparecerá na tela com o título "Não alocado", que representa o disco rígido na parte inferior da janela.

  4. Clique com o botão direito no retângulo "Não alocado" e escolha "Nova partição". Clique em "Próximo".

  5. Escolha "Partição primária" e clique em "Próximo". Não é necessário ter uma partição primária para um disco rígido, porém, o Windows não será capaz de reiniciar a partir do drive se não tiver uma. Se você não desejar criar uma partição primária, pode pular para o oitavo passo.

  6. Escolha a quantidade de espaço em megabytes que você quer alocar para a partição primária e digite o valor. Se planejar criar muitas partições lógicas, manter uma quantidade pequena como partição primária não afetará quaisquer partições secundárias.

  7. Clique em "Próximo" quando aparecerem os comandos restantes e, então, clique em "Concluir". Isso iniciará a formatação da nova partição. O Windows recomenda formatar partições usando o "New Technology File System" (NTFS). Você não tem permissão para alterar isso, a menos que tenha um objetivo em particular para fazê-lo.

  8. Clique com o botão direito no espaço livre restante. Clique em "Nova partição" e, então, em "Próximo". Escolha "Partição estendida" e clique em "Próximo". O Windows imediatamente irá alocar todo o espaço remanescente do disco rígido para a nova repartição estendida. Mantenha essa configuração desta forma, pois todas as partições lógicas estarão contidas nesta partição estendida.

  9. Clique em "Próximo" durante os próximos comandos e, então, clique em "Concluir". A partição estendida aparecerá com um retângulo verde denominado "Espaço livre". Clique com o botão direito no "Espaço livre" e, então, em "Novo drive lógico". Clique em "Próximo" duas vezes.

  10. Digite a quantidade escolhida de espaço em megabytes que deseja alocar para a primeira partição lógica. Clique em "Próximo" ao longo dos comandos seguintes e clique em "Concluir". A primeira partição lógica aparecerá agora na tela como um retângulo azul claro. O espaço remanescente da partição estendida será denominado "Espaço livre".

  11. Repita os passos nove e dez, até conseguir subdividir todo o espaço livre em partições lógicas. Quando terminar, feche o console de gerenciamento de disco.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...