×
Loading ...

A altura média dos humanos ao longo do tempo

A altura média dos seres humanos, tanto dos homens quanto das mulheres, varia ao longo da história. Em alguns países, ainda se têm as mesmas alturas de milhares de anos atrás.

A altura média humana variou ao longo da história (Flying Colours Ltd/Photodisc/Getty Images)

História Antiga

Fósseis humanos da Grécia e Turquia antigas revelaram que a altura média dos caçadores-coletores era de 1,75 m para homens e 1,65 m para as mulheres. No entanto, a mudança para uma economia agrícola levou a uma queda na altura média, por volta de 3.000 a.C., para 1,60 m e exatamente 1,5 metro, respectivamente, para homens e mulheres. Embora as alturas médias tenham aumentado novamente, ainda estão abaixo dos níveis antigos.

Loading...

Séculos XVII e XVIII

No início do século XVII, os homens e mulheres ingleses tinham altura média de 1,67 m e 1,53 m, respectivamente, e suas alturas se mantiveram mais ou menos constantes ao longo dos séculos XVII e XVIII. Entretanto, os colonos americanos ficaram mais altos, com a altura média dos homens em 1,71 m, e 1,60 m em mulheres.

Era contemporânea

A altura média dos americanos atualmente é de pouco mais de 1,75 m para homens e cerca de 1,63 para as mulheres. A melhoria na nutrição e o uso de antibióticos contribuíram para um aumento nos últimos 200 anos, de acordo com o "Journal of Nutrition".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...