Como amaciar uma corda de couro

••• Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images

Se o couro não for utilizado regularmente ou armazenado de forma correta, ele endurecerá. Isso vale principalmente para as cordas de couro, que podem secar mais rápido devido ao seu tamanho pequeno. Pequenas peças de couro são menos capazes de reter a umidade. As aplicações de amaciante de couro podem ajudar a acelerar o processo de amolecimento, embora seja necessário evitar aplicações que contenham solventes, pois eles podem enfraquecer as fibras do material. Além disso, esteja ciente que a maioria das aplicações escurecerá o couro em diferentes graus.

Passo 1

Dobre a corda, começando devagar e suave, por todo seu comprimento. Comece em uma extremidade, segure-a entre os dedos e flexione-a para frente e para trás. Conforme são flexionadas, as fibras endurecidas se soltarão e ficarão macias e flexíveis. Não force muito a corda ou poderá rachar sua superfície. Trabalhe devagar, mesmo que leve muitos dias até atingir o nível de maciez desejado.

Passo 2

Esfregue um pouco de óleo no "lado das fibras" da corda, ou parte lisa do topo, se ela mostrar sinais de rachadura ou se precisar de acelerar o processo de amaciamento. Se o "lado da carne" do couro estiver visível, concentre em esfregá-lo. O lado da carne é a parte áspera que fica grudada na carne do animal. Esse lado é poroso e absorverá rapidamente o óleo, amaciando a fibra do couro.

Passo 3

Deixe o couro secar após a aplicação do óleo. Como alternativa, limpe todo o excesso para que ele seque mais rápido. Limpe o excesso também se perceber que a corda está gordurosa. Nunca lave a peça.

Passo 4

Flexione o couro o máximo que puder, com cuidado para não rachar o "lado das fibras", se estiver preocupado com sua aparência. Trabalhe lentamente até que ele fique tão macio e flexível quanto desejar.

Mais recentes

×