AndroGel e o crescimento muscular

Photodisc/Photodisc/Getty Images
O AndroGel é um medicamento de uso tópico, que contém testosterona, prescrito pelos médicos em tratamento de hipogonadismo. Ele não é indicado para pacientes com certas doenças pré-existentes e seu uso pode causar efeitos colaterais prejudiciais.
Identificação
O AndroGel é um medicamento que contém 1% de testosterona em uma solução transdérmica. A testoesterona é um hormônio esteróide natural que exerce efeitos anabólicos (construção de tecidos) e andrógenos (masculinizantes). Ela aumenta a massa muscular e promove a densidade óssea, produz esperma e, em adolescentes do sexo masculino, estimula o desenvolvimento das características masculinas, como os pêlos faciais e a voz mais grossa.
Os usuários devem aplicar o Androgel na pele em dosagens de 5 g, 7 g ou 10 g, e ao longo de 24 horas, a pele irá absorver aproximadamente 10% da testosterona aplicada.
Indicações
De acordo com o site de informações farmacêuticas Rxlist.com, os médicos podem prescrever Androgel para pacientes com hipogonadismo, uma condição que eles não produzem testosterona natural suficiente. O hipogonadismo pode ser resultante de vários fatores como: uma condição congênita (como a síndrome de Klinefelter), quimioterapia, lesões do hipotálamo ou na hipófise, doenças (como diabetes ou hepatite) ou resultado do processo de envelhecimento. Quando os médicos prescrevem Androgel para o tratamento de deficiência de testosterona por causa do envelhecimento, o tratamento é referido como terapia de reposição hormonal.
O site Rxlist.com lista a dose recomendada de Androgel como 5 g, administrado uma vez ao dia sobre a pele limpa e seca.
Benefícios
A Cleveland Clinic informa que os pacientes com deficiência de testosterona podem sofrer de uma variedade de condições fisiológicas que incluem perda de massa muscular e aumento de gordura, redução da densidade óssea, ligeira anemia e disfunção erétil. Aqueles com baixo nível de testosterona também podem experimentar alteração da libido, depressão, comprometimento da função cognitiva e diminuição da saúde mental e da sensação de bem-estar.
A terapia de reposição hormonal que usa Androgel visa aliviar ou reverter esses efeitos negativos da baixa de testosterona.
Uso ilícito
Por ser exógena (produzida externamente), a testosterona pode estimular o crescimento muscular e o site bodybuilding.com relata que atletas e fisiculturistas usam produtos que contem testosterona para promover ganho de massa muscular. No estanto, Bodybuilding.com informa que os usuários ilícitos tomam entre 500 mg e 1000 mg de testosterona injetável por semana, que requer múltiplas doses de Andogel. Em um fórum no Testosterone Nation Magazine, eles afirmaram que o Androgel se tornaria ineficaz para esse fim, uma vez que exigiria do usuário a aplicação de quatro vezes a dose diária recomendada. Mesmo assim, os usuários desse site têm apontado que essa dosagem só duplicaria a produção natural do corpo e não produziria mais efeitos anabólicos (crescimento muscular).
Avisos
A Administração Federal de Comida e Remédio classificou a testosterona como uma categoria de gravidez x medicamento, o que significa que ela é conhecida por causar defeitos congênitos. Por causa do Androgel conter testosterona, mulheres grávidas ou que estão tentando engravidar, não devem usar esse produto.
Além disso, pelo fato da testosterona aumentar a próstata, os homens com câncer nessa região não devem tomar Androgel. O site Drugs.com recomenda que todos os pacientes com história de doença cardíaca ou diabetes, ou aqueles que tomam anticoagulantes ou diluentes de sangue devem consultar um médico antes de usar o Androgel.
Perigos
Como a testosterona pode alterar os níveis de colesterol no sangue, produtos que contenham esse hormônio podem levar a arteriosclerose, problemas de coagulação, AVC, insuficiência cardíaca ou doença coronária. A testosterona também afeta os níveis hepáticos e causa hepatite peliosis, uma condição às vezes fatal que causa cistos de sangue no interior do fígado e/ou do baço.
A testosterona do Androgel pode exercer efeitos masculinizantes e causar efeitos colaterais como aumento de pêlos faciais e corporais, voz mais grossa, acne, pele oleosa, alteração da libido e disfunção erétil. As mulheres que tomam Androgel podem experimentar interrupção dos ciclos menstruais e aumento do clitóris, enquanto dos homens podem desenvolver mamas masculinas (chamada ginecomastia).
Mais Artigos
Efeitos colaterais da raiz de salsaparrilha →

Quão rápido as rugas suavizam usando estriol?→

Os efeitos de níveis elevados de estradiol no organismo→

Doses de piroxicam para tratamento de câncer em cães→

Sinais e sintomas do excesso de testosterona em mulheres→

O que é um anti-inflamatório natural para lesões de pele?→

Referências
Recursos
Sobre o Autor
Since 2005, James Rutter has worked as a freelance journalist for print and Internet publications, including the “News of Delaware County,” “Main Line Times” and Broad Street Review. As a former chemist, college professor and competitive weightlifter, he writes about science, education and exercise. Rutter earned a B.A. in philosophy and biology from Albright College and studied philosophy and cognitive science at Temple University.
Créditos Fotográficos
Photodisc/Photodisc/Getty Images