×
Loading ...

Antitussígenos para cachorros

Os veterinários costumam prescrever medicamentos antitussígenos para cachorros que sofrem de doenças que causam tosse grave. Estes remédios atuam suprimindo a "central da tosse" localizada no cérebro do animal. O tipo de medicamento prescrito depende da causa da tosse.

Antitussígenos podem ser prescritos para cachorros que sofrem de tosse do canil (yorkshire terrier image by Bine from Fotolia.com)

Codeína

A codeína é um medicamento antitussígeno que pode ser prescrito para cães com ataques de tosse intensos. A tosse canina pode ser caracterizada por chiados ou engasgos. Ela pode ser crônica ou intermitente e frequentemente piora à medida em que a garganta do animal resseca. Fosfato de codeína e sulfato de codeína são os princípios ativos de vários xaropes para cães e também para humanos. A codeína é tão eficaz quanto a morfina em reduzir o reflexo da tosse em cães, com menos efeitos colaterais. Alguns destes efeitos que podem ser observados em cães são excitação, espasmos musculares, constipação, sedação, convulsões e depressão respiratória. A codeína pode viciar, mas tem menos potencial de abuso que a morfina.

Loading...

Di-hidrocodeína

A di-hidrocodeína é um medicamento antitussígeno que pode ser prescrito para cachorros. De acordo com o Manual Merck de Veterinária, este medicamento tem menos potencial de abuso do que a morfina, já que é combinado com uma substância anticolinérgica. Ela é bastante similar à morfina e pode ajudar a reduzir a tosse em cães. Entretanto, ela pode deprimir o sistema respiratório, e deve ser usada com cautela em cães asmáticos ou com pneumonia.

Dextrometorfano

O dextrometorfano é um medicamento antitussígeno não opióide (ao contrário da codeína e di-hidrocodeína); no entanto, ele é derivado de um opiáceo. Esse medicamento foi proibido no Brasil, portanto só utilize medicamentos prescritos pelo seu médico veterinário.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...