×
Loading ...

Animais e plantas que vivem em lagoas

Os biomas das lagoas representam um dos três maiores do planeta, ao lado do bioma terrestre e marinho. As lagoas e lagos são ambientes favoráveis para muitas espécies de plantas, peixes e animais devido à abundância em alimentos e abrigos. Eles existem nos mais diversos climas, do seco ao congelante e ao tropical e, por causa disso, nutrem uma grande variedade de animais selvagens únicos.

As lagoas abrigam grande biodiversidade (Pond image by Vladimirs Koskins from Fotolia.com)

Plantas submersas

A vegetação submersa cresce a partir do fundo da lagoa e permanece completamente sob a água durante todo o ciclo de vida. Tipicamente, uma vez que as temperaturas caiam abaixo dos 10 °C, essas plantas não conseguem mais prosperar. Dentre os exemplos temos a Myriophyllum spicatum, conhecida por sobreviver em água congelantes. Apresenta uma cor marrom avermelhada, estrutura firme e folhas semelhantes a penas. Similarmente, o gênero Hydrilla compreende espécies invasivas com folhas espiraladas e enrugadas, que podem crescer a mais de 3 m de profundidade.

Loading...

Plantas flutuantes

Algumas plantas de lagoas boiam, aumentando as superfícies de contato para maximizar a absorção da luz solar. A Hydrocharis morsus-ranae, o jacinto d'água e a pístia possuem um sistema de raízes leve, já que são usadas para prender as plantas no solo. A família das Nymphaeaceae compreende um grande grupo de espécies flutuantes que criam habitat e adicionam estética às lagoas.

Nymphaeaceae (yellow lily image by Cristiano Ribeiro from Fotolia.com)

Plantas emersas

As plantas emersas são caracterizadas pela habilidade de crescer dentro e fora da água. As Typhas são as mais populares dessa categoria, podendo crescer a um 1 m de profundidade, enquanto o restante da planta, incluindo a flor em formato de espiga, fica na superfície.

Typhas (cattail image by Derek Abbott from Fotolia.com)

Peixes predatórios

Os peixes que se encontram no topo da cadeia alimentar são conhecidos como predadores. Em um ecossistema balanceado, existem poucos desses peixes, que servem para evitar a extinção de certas espécies de pescado menores, sempre mantendo os números em dia.

Peixe predador (walleye image by Elena Vdovina from Fotolia.com)

Peixes forrageiros

Os peixes forrageiros são parte das fontes de alimentos. Muitas espécies podem ser encontradas nos biomas das lagoas.

Peixe forrageiro (sunfish image by Lucid_Exposure from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...