Os animais que usam pulmões para respirar

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Os animais terrestres, como os mamíferos, aves, anfíbios e répteis, respiram pelos pulmões. Todos os organismos necessitam de energia para todo o trabalho que eles fazem, e ela é gerada pela respiração, o que requer oxigênio. Os organismos levam oxigênio quando inalam, em seguida, o ar atinge os pulmões, onde o oxigênio é absorvido e o dióxido de carbono é liberado quando os animais exalam.

Mamíferos

Os pulmões dos mamíferos são feitos de um grande número de pequenas estruturas em forma de saco conhecidas como alvéolos. Cada alvéolo está rodeado por vasos sanguíneos, e são nestas estruturas que a troca gasosa ocorre. O ar entra no corpo de um mamífero por meio de suas narinas ou pela boca, a partir de onde ele passa através da traqueia para atingir os pulmões. A traqueia se ramifica em dois brônquios, sendo que cada um atinge cada pulmão. Os brônquios se dividem em ramos menores, conhecidos como bronquíolos. Cada bronquíolo transporta o ar para um alvéolo. O ar é impulsionado para dentro e para fora dos pulmões pelo movimento muscular do diafragma e, em parte, pelo relaxamento e contração do tórax. O ar inalado e exalado movimenta através do mesmo caminho, dentro e fora dos pulmões, em mamíferos como os humanos, cães e gatos.

Aves

A aves necessitam de uma grande quantidade de energia para voar. Elas respiram através dos pulmões, mas o ar em seus pulmões flui em uma direção, proporcionando um constante o fornecimento de oxigênio. Elas têm sacos adicionais espalhando os pulmões em seu corpo, mas, diferente dos seres humanos, não têm um diafragma que conduz o ar para dentro e para fora dos pulmões. Em vez disso, esta função é realizada pelos músculos do corpo.

Anfíbios

Os anfíbios podem viver na terra ou na água. Apesar de utilizarem mais a pele para respirar, eles têm pulmões, e quando algumas espécies são jovens, elas usam guelras para respirar. Os pulmões dos anfíbios são muito simples, tanto que a sua respiração é através da sua pele, através da qual o oxigênio passa para os vasos sanguíneos, logo abaixo da pele. Este tipo de respiração é chamada de cutânea.

Répteis

Ao contrário dos anfíbios, os répteis não têm brânquias durante qualquer fase da sua vida útil. Além disso, a pele seca e escamosa impede respirar através dela. Assim, estes animais dependem inteiramente dos seus pulmões para a respiração. Os répteis não possuem as membranas que os mamíferos têm. Em vez disso, seus pulmões inflam e desinflam pela expansão e contração da caixa torácica. Além disso, semelhante aos mamíferos, o ar flui para dentro e para fora dos pulmões através do mesmo caminho.

Mais recentes

×