História da dança cubana
dancers image by TEA from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>
Os estilos de danças que vieram de Cuba são diversos. Novas e velhas, as danças em si trazem influências da África, da Espanha e do resto da Europa, da América Latina e até da América do Norte. A combinação de tantos estilos diferentes de dança deu à cubana suas características únicas, que agora podem ser vistas em pistas de dança do mundo inteiro.
Danzon
Andy Kropa/Getty Images Entertainment/Getty Images
Danzon é a dança tradicional de Cuba. Foi criada por Miguel Faílde em 1879 em Havana, Cuba, e foi originalmente concebida como um protesto contra os estilos de dança europeus preferidos pela aristocracia. É uma forma de dança que envolve vários casais em vez de um único par. Por volta de 1910, o danzon foi combinado com outro estilo de dança cubano, o son. Tendo se originado na parte leste da ilha, o son foi um precursor da salsa.
Rumba
Na rumba, a batida é muito importante. Dançada originalmente ao som de tambores, a rumba é uma das mais antigas danças cubanas. Existem vários tipos diferentes (Yambu, Guaguanco e Columbia) e cada um tem sua própria batida. A mais antiga delas é a Yambu e tem também a batida mais lenta. Quando dançada em pares, a rumba fala sobre flerte. A Columbia é tradicionalmente apresentada com um solo de um dançarino em uma batida rápida, e tem muitos passos complexos.
Mambo
Brendan Hoffman/Getty Images News/Getty Images
O mambo foi criado quando os veranistas começaram a chegar em Havana em grupos. É uma combinação dos ritmos do danzon com o recém-popular jazz americano, primeiramente apresentado por Orestes Lopez e Israel Cachao. O mambo pode ser dançado sozinho ou em pares em "tempos" variáveis. O ritmo é muito animado, semelhante a uma dança com suingue. Esta dança foi finalmente levada para Nova Iorque, onde sofreu mais evoluções.
Cha cha cha
Nos anos 1950, o danzon e o mambo foram combinados para dar origem ao cha cha cha (também conhecido como cha cha). Seu nome vem dos passos em staccato dos dançarinos. Diferentemente da maioria das danças, o cha cha cha é dançado fora do compasso e tem uma sucessão simples de movimentos dos pés - três passos rápidos, dois passos lentos, pausa. Como o mambo e a rumba, o cha cha cha é uma dança muito fluída e com muito movimento pélvico.
Comparsa
Uma dança divertida e viva, que pode ser dançada por pessoas que não sabem dançar é a comparsa, ou Conga Line, como é mais conhecida. Esta dança se origina dos carnavais de Santiago de Cuba e envolve pessoas dançando em procissão enquanto uma banda toca tanto percussão quanto instrumentos de sopro, seguindo-as. Os dançarinos e os músicos usam roupas de colorido vivo, o que acrescenta à atmosfera de brincadeira da dança.
Referências
Sobre o Autor
Joanne Robitaille's first journalistic experience was in 1994, when she did school reports for a local newspaper, "Shoreline." Her articles now appear on various websites. Robitaille has a Bachelor of Arts in English and creative writing from the University of Windsor.
Créditos Fotográficos
dancers image by TEA from Fotolia.com