Invertebrados com seis patas
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images
Um animal que não possui coluna vertebral é chamado de invertebrado -- todos os insetos se incluem nessa categoria. Os insetos vivem por todo o planeta, em ambientes terrestres e aquáticos. A maioria compartilha características físicas, como seis patas, vários olhos e antenas. Os entomologistas, ou seja, zoólogos que estudam os insetos, reconhecem quatro categorias primárias de insetos invertebrados com seis pernas.
Formigas
As formigas são uma classe de insetos que vivem em sociedade, e apareceram na Terra há mais de 110 milhões de anos. Elas são conhecidas pelas seis patas, pelas poderosas pinças mandibulares e as antenas segmentadas. Existem mais de 20.000 espécies desse inseto. Elas formam colônias com tamanhos variados: de algumas dúzias até milhões de indivíduos. Cada formiga que é parte de uma colônia forma grupos de atividades específicas, como recolher alimentos, construção, proteção contra predadores ou reprodução. Elas trabalham coletivamente para manter a colônia.
Abelhas
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A abelha é um inseto voador aparentado com as formigas. Os entomologistas reconhecem aproximadamente 20.000 espécies, encontradas em qualquer habitat que contenha plantas que dão flores. Sua características físicas comuns são as seis patas, abdômen listrado e grandes olhos ovais. Dependendo da espécie, elas podem ser solitárias ou viver em colônias ou comunidades, parecidas com as das formigas. Elas desempenham um papel fundamental para os ecossistemas: são responsáveis pela polinização das plantas e pela produção do mel e da cera de abelha.
Gafanhotos
Jeffrey Hamilton/Lifesize/Getty Images
O gafanhoto é um inseto invertebrado que tem cinco olhos, duas antenas e dois pares de asas. Eles têm poderosas patas traseiras, usadas para saltar longas distâncias. Sua dieta típica consiste em gramíneas, folhas e grãos. Além disso, são capazes de absorver as cores do meio ambiente, usando camuflagem. Em algumas culturas, eles são apreciados como alimento, devido ao seu alto teor de proteína, e escassez de outra fontes alimentares.
Borboletas
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
As borboletas são insetos voadores que agem basicamente durante o dia. Elas são famosas pelos grandes desenhos coloridos nas asas, que servem de proteção contra predadores. Muitas espécies são migratórias, e voam longas distâncias no inverno em busca de climas mais quentes. Uma borboleta passa por vários estágios de desenvolvimento: depois de sair do ovo, ela assume a forma de larva, e é conhecida como lagarta. Depois de crescida, a larva se transforma em pupa, quando passa por uma metamorfose e vira borboleta.
Referências
Sobre o Autor
Derek King is an undergraduate student attending the University of Austin. King was editor-in-chief of his high school newspaper for four years. In addition to online instructional articles, he also creates content for the music and entertainment blog GetFreshKid.com.
Créditos Fotográficos
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images