Meu cão está com tosse seca e chiado

Tosse seca e chiado podem indicar vários problemas, dependendo da condição do seu cão

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Chiado e tosse seca podem ser sintomas de vários problemas de saúde caninos. Enquanto o chiado ocasional não é incomum em cães, o chiado crônico e a tosse seca pode ser sinais de um problema de saúde grave ou de uma obstrução das vias aéreas.

Alergias

Uma das causas mais comuns de chiado em cães é a alergia. Como os humanos, os cães podem desenvolver alergias à fumaça, pólen, pó e insetos. Alérgenos como esses podem frequentemente irritar as vias aéreas dos cães, tornando a respiração mais difícil. Alergias caninas geralmente podem ser controladas pela remoção do alérgeno desencadeador. Um veterinário pode prescrever uma medicação para a alergia, de forma a aliviar o desconforto do seu animal. Em muitos casos, essas medicações são de venda livre e consequentemente acessíveis.

Problemas nas vias aéreas superiores

Muitos cães sofrem de problemas nas vias aéreas superiores como tosse canina, asma e bronquite. Chiados e tosse seca são seus sintomas. Enquanto a bronquite e a tosse canina desaparecem entre 1 e 2 semanas, a asma pode ser uma condição mais crônica. Ela está frequentemente presente em cães que sofrem de alergias. Chiados em cães com asma são frequentemente acompanhados por espirros e nariz escorrendo.

Dirofilariose

Cachorros infectados com dirofilariose apresentam chiado, respiração curta e tosse. Ele pode contrair a doença por meio da picada de um mosquito infectado, cuja larva é depositada na corrente sanguínea. Dentro de vários meses, essas larvas se desenvolvem e se deslocam para o coração do cão, causando restrição do fluxo sanguíneo. Com essa redução, torna-se difícil para ele respirar apropriadamente, o que causa o chiado.

Consultando o veterinário

Se o seu cão apresenta chiado crônico ou prolongado, consulte seu veterinário imediatamente. O chiado frequentemente não é fatal; entretanto, em alguns casos, ele indica uma doença que requer atenção imediata. É melhor ouvir a opinião do profissional para entender a situação individual do seu cão. Nunca trate ou medique antes de consultá-lo.

eHow Brasil
×