×
Loading ...

Como aprender a dançar Haka

O Haka, canto e dança tradicionais da cultura Maori usados antes da batalha, é conhecido hoje como a dança de guerra realizada pela equipe de rugby da Nova Zelândia, os All Blacks, antes de cada jogo. Conhecido como Ka Mate, a dança tem quase 200 anos de idade. Ela conta a história de um chefe tribal escapando de seus perseguidores de tribos rivais, escondendo-se em um poço usado para armazenar batatas doces. Hoje ela é usada para intimidar rivais da equipe de rugby.

Instruções

O time de rugby da Noza Zelândia é conhecido como os All Blacks (Rugby player passing ball all black image by patrimonio designs from Fotolia.com)
  1. Cerre os punhos contra seus quadris e faça uma cara de guerra. Arque suas sobrancelhas, mostre seus dentes, coloque a língua para fora e se faça tão feroz quanto possível.

    Loading...
  2. Agache-se com os pés na largura dos ombros, até que as coxas fiquem quase paralelas ao chão. Com os punhos cerrados, mantenha os braços na sua frente, paralelos ao seu peito. A posição é semelhante a ter braços cruzados, exceto que os braços não se tocam, nem tocam seu peito. Seu braço direito deve estar acima do esquerdo.

  3. Ainda agachado, grite "ka mate" duas vezes, batendo ambos os joelhos duas vezes, junto com os cânticos. "Ka mate" significa "é a morte".

  4. Mantenha a mesma posição, e grite "ka ora" duas vezes. No primeiro grito, bata no peito com as duas mãos e, no segundo, levante as duas mãos para o céu. Mantenha as palmas das mãos abertas, viradas para você. "Ka ora" significa "é a vida."

  5. Repita os passos 3 e 4.

  6. Ainda na posição agachada, grite "Tenei te", enquanto empurra sua mão direita para cima de sua virilha até o nível do seu umbigo.

  7. Grite "tangata", enquanto a repete o movimento da mão, mas desta vez com a mão esquerda, ao invés da direita.

  8. Mantenha sua mão esquerda onde está. Abra a sua mão direita e empurre-a duas vezes para trás de seu cotovelo esquerdo, enquanto canta "puhuruhuru". Repita o procedimento mais duas vezes enquanto canta "nana i tiki mai whakawhiti te ra". "Tenei te tangata puhuruhuru" significa "aqui é o homem peludo" e "nana i tiki mai whakawhiti te ra" significa "que fez o sol brilhar".

  9. Cante "upane" ao levantar o punho direito até que o seu cotovelo esteja em um ângulo reto e sua mão na altura da cabeça. Bata no seu cotovelo direito com a mão esquerda duas vezes. Repita o procedimento com as mãos trocadas para que sua mão esquerda esteja na altura da cabeça, enquanto o sua mão direita bate no cotovelo esquerdo duas vezes. O canto é feito duas vezes: uma vez, enquanto sua mão direita está levantada e mais uma vez depois de ter trocado as mãos. "Upane" é geralmente traduzido neste contexto como "a escada", mas literalmente significa "terraço".

  10. Repita o passo 9, mas ao invés de bater em cada cotovelo duas vezes, faça-o apenas uma vez antes de trocar. Desta vez cante "upane" somente enquanto seu punho direito for levantado, depois de ter trocado as mãos, cante "kaupane". "Kaupane" significa "até o topo".

  11. Cante a parte final da música, que é "whiti te ra". Enquanto você grita isso, puxe os punhos para trás na altura do peito, empurrando os cotovelos para trás, e depois salte para o ar. "Whiti te ra" significa "o sol brilha".

  12. Volte de seu salto em uma posição lateral. Segure o braço esquerdo em torno do seu torso com a palma da mão aberta e sua mão balançando. Levante o braço direito no ar, curvado, com o punho cerrado. Faça o seu rosto guerra temível mais uma vez.

Loading...

Dicas

  • O Haka pretende ser uma visão terrível. Tente olhar furioso e assustador tanto quanto possível por toda parte, e apertar todos os seus músculos enquanto você dança. A dança é melhor quando realizada por um grupo de pessoas de uma só vez.

Aviso

  • Quando feito corretamente, dançar o Haka é um trabalho energético. Você pode querer aquecer com antecedência.

Referências

Loading ...
Loading ...