×
Loading ...

Aquecimento em aulas de ginástica para o pré-escolar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Na ginástica pré-escolar, os aquecimentos focam em alongamentos suaves e exercícios de movimento simples, projetados para desenvolver os músculos e introduzir a criança a bons hábitos de condicionamento físico. Encontrar um equilíbrio entre diversão e aprendizagem é fácil quando você usa jogos e reforço positivo.

Instruções

Faça dos exercícios uma brincadeira (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Comece com o pé direito permitindo que apenas um número limitado de crianças (que você possa controlar) frequente a aula por vez. Para as idades de 2 e 3 anos, uma boa proporção é a de um instrutor para cada 6 crianças. A classe de 4 anos pode precisar apenas de um professor para cada 10 crianças.

    Loading...
  2. Utilize jogos para ensinar os exercícios de aquecimento. Peça às crianças que pulem em um só pé, depois em outro, e que saltem como coelhos em uma linha para fortalecer o tornozelo e os músculos das pernas e aumentar a coordenação.

  3. Faça-os esticar as suas perninhas, braços, pulsos e costas, empregando nomes e movimentos de animais. Andar como caranguejo é divertido para crianças pré-escolares, e os ensina a usar novos grupos musculares. Esticar as pernas sentados em "V" incentiva-os a aumentar a flexibilidade enquanto fazem um movimento tão amplo como as mandíbulas de um jacaré.

  4. Conte as repetições de exercícios, tais como os saltos de coelho ou polichinelos, para reforçar suas habilidades de contagem, enquanto desenvolvem ritmo e tônus ​​muscular. Alternativamente, faça-os recitar o alfabeto.

  5. Identifique as partes do corpo utilizadas na ginástica durante os exercícios de aquecimento e os associe aos termos próprios da atividade. Por exemplo, uma criança deve aprender a "arquear" as costas, "estender" os braços e a se "equilibrar" em um só pé. Usar os termos que ela precisará para progredir na ginástica proporcionará uma boa base para esta idade.

  6. Mude rapidamente de um exercício para outro. Crianças pré-escolares têm atenção curta e precisam de mudanças frequentes para manter o interesse.

  7. Elogie o bom comportamento quando eles seguirem as instruções. A ginástica é um esporte perigoso e os alunos devem aprender desde cedo a tomar cuidado e a se comportarem de uma maneira segura.

Loading...

Dicas

  • Use sua imaginação e deixe os aquecimentos divertidos.
Loading ...
Loading ...