Jogos de linguagem que focam no desenvolvimento pragmático em crianças

Dificuldades pragmáticas afetam as relações interpessoais das crianças

Comstock Images/Comstock/Getty Images

As habilidades pragmáticas desempenham um papel vital na comunicação social das crianças, permitindo que elas expressem suas intenções, se envolvam em conversas e compartilhem histórias com outras. Dificuldades pragmáticas impedem a construção de amizades e de comunicação dentro da sala de aula, no pátio de recreio e em lugares públicos. Os jogos de linguagem servem como uma forma eficaz e motivadora para desenvolver habilidades pragmáticas em crianças.

Troca de turno

Crianças com dificuldades pragmáticas muitas vezes têm habilidades de conversação fracas, com problema de troca de turno, permanecendo em um assunto, começando e terminando a conversa. No jogo de telefone, o telefone de brinquedo envolve as crianças em conversas curtas e estruturadas. Jogar ou passar uma bola oferece às crianças pistas táteis e visuais necessários para elas efetivamente trocarem turnos e manterem o fluxo de conversa.

Jogos de atuação

Os jogos de atuação permitem que as crianças assumam diferentes papéis e habilidades de conversação em prática através de uma variedade de situações. Por exemplo, as crianças podem se revezar sendo um garçom e um cliente em um restaurante ou ser um professor e aluno, com o "professor" que descreve como executar as tarefas específicas. As crianças também podem usar bonecos e fantoches para reduzir a ansiedade quando o jogar em situações novas ou desconhecidas.

Barreiras

Os jogos de barreira ajudam as crianças a melhorarem sua capacidade de usar linguagem adequada para atender às necessidades dos ouvintes. Sentando-se uma em frente da outra, separadas por uma barreira física, as crianças dão e recebem orientações. Para promover a compreensão, elas devem modificar sua linguagem quando os ouvintes precisarem de esclarecimento. O jogo "Adivinhe Quem" requer que as crianças façam perguntas aos seus parceiros para determinar a identidade de um personagem alvo. Criar cenas de imagem, outro jogo de barreira, dá a cada criança um contexto idêntico. Uma criança desenha ou cola objetos e deve, então, fornecer orientações claras para ajudar a outra criança recriar a cena.

Contar histórias

Crianças com dificuldades pragmáticas muitas vezes apresentam linguagem desorganizada, com suas histórias tendo pouca ou nenhuma estrutura. Atividades de contar histórias melhoraram na organização de habilidades de audição e linguagem. Quando dada a oportunidade de recontar uma história, as crianças desenvolvem habilidades de sequenciação e de parafrasear. Ilustrações de livros podem ajudá-las a recordarem acontecimentos da história e interpretarem a comunicação não-verbal dos personagens, incluindo expressões faciais e linguagem corporal.

eHow Brasil
×