Armazenamento e validade do cacau

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A maioria de nós só conhece o cacau na sua forma processada, como em achocolatados ou chocolates. Mas, se você vive em um lugar propício para o cultivo do cacau, sem dúvida precisa armazená-lo em algum lugar, visando maximar a sua validade para fazer valer a pena o esforço e tempo investidos nele. De acordo com informações passadas pelo governo alemão sobre o armazenamento e transporte do cacau "a qualidade do produto do cacau (como o cacau em pó) é determinado pela qualidade do cacau quando cru". Portanto, armazenar bem esse fruto vale a pena o esforço.

Colher cacau

O que é normalmente conhecido como o fruto do cacau são, na verdade, sementes do cacaueiro. As frutas amarelas, marrons e vermelhas são divididas em vários pedaços, cada uma contendo dez ou mais "cacaus". Quando as sementes são colhidas da árvore, elas são brancas e possuem um sabor de doce à amargo que é, normalmente, desagradável e nada se parece com o sabor que a maioria das pessoas associa ao chocolate. Os fabricantes processam e fermentam o cacau, removendo o gosto desagradável e transformando-os em algo mais saboroso. Armazenar esse fruto cru, no entanto, exige preparação.

Armazenamento

Armazene o cacau em sacos de juta, sisal ou materiais semelhantes. Forre os sacos com plástico (polietileno de baixa densidade/polietileno linear de baixa densidade, poliestireno orientado ou polipropileno orientado). Esse passo ajuda a evitar os problemas mais comuns associados ao cacau cru como infestação de insetos, de fungos ou absorção de umidade extra que pode levá-lo a apodrecer.

Validade

De acordo com a Malaysian Cocoa Board, os pacotes de cacau, quando armazenados dessa maneira, duram cerca de cinco à seis meses, mas eles podem ser guardados por até dois anos sem nenhum declínio na sua qualidade. Observe, contudo, que os cacaus testados passaram por um processo de limpeza, pré-aquecimento e corte antes de armazená-los para o teste. Esses testes indicam uma validade geral para o cacau cru, mas, como qualquer outro alimento, isso depende de vários fatores e, por esse motivo, os resultados individuais podem ser diferentes.

Outras considerações

Como já dito, o sabor do cacau cru em nada se parece ao chocolate; ele precisa ser processado para assumir o conhecido gosto. Essa etapa de processamento inclui abri-lo e pré-aquecê-lo, como já explicado, além da fermentação e secagem necessárias. Portanto, não se surpreenda se o seu cacau não tem sabor de chocolate. O processamento do cacau em chocolate pode ser de custo proibitivo para um jardineiro, mas, se mesmo assim quiser saber sobre ele, leia os passos descritos na referência 2.

Mais recentes

×