Raízes usadas no tempero de alimentos
Laszlo Selly/Brand X Pictures/Getty Images
As raízes de plantas são frequentemente usadas como ingredientes em comidas e bebidas, incluindo os temperos. Os temperos de raiz, em sua maioria, são secos e triturados antes de se tornar um complemento para seu armário de condimentos. Esses sabores são seculares e alguns foram fundamentais para o desenvolvimento do comércio de especiarias e outros produtos entre países.
Alcaçuz
A raiz de alcaçuz tem muitos usos. Ela pode ser preparada de diversas formas, incluindo em pó seco. Esse tempero é bem conhecido para os doces que levam esse nome. O Alcaçuz também é ingrediente de chás aromatizantes e molhos para salada, e serve como um tempero para muitas receitas culinárias.
Gengibre
O gengibre é uma especiaria retirada da raiz chamada Kingiber officinale. Esse tempero está disponível em diversas formas. Quando seco e triturado ou cristalizado com açúcar, você pode estocá-lo em seu armário. Mas deve-se refrigerar os fatiados, amassados ou picados pois eles têm prazo de validade mais curto do que os secos. O gengibre é muito comum nas receitas asiáticas, assim como sabores familiares como o pão e o biscoito de gengibre. Essa especiaria também dá a água tônica um sabor distinto.
Rabanete
Diferentemente dos temperos secos, a raiz de rabanete é geralmente moída ou ralada e então preservada em vinagre. O condimento é geralmente adicionado a carnes para o sabor picante. Você também pode adicioná-lo ao molho de rabanete ou outros molhos, mostardas e pastas.
Curcumá
A cúrcuma, típico condimento picante em pó seco, vem da raiz da planta Curcuma longa. Sua cor laranja é uma característica bem conhecida desse condimento. A raiz da cúrcuma é da mesma família da raiz de gengibre. Ela é amplamente conhecida como um dos ingredientes no molho curry e também dá o amarelo brilhante da mostarda. Essa especiaria colorida é usada na culinária, conserva ou produção de molhos e condimentos. Alguns dos produtos mais comuns feitos com cúrcuma são: mostarda e pão e manteiga de picles.
Referências
Sobre o Autor
Larry Davis has worked in the safety and environmental field since 1975, writing for "Chevron Review" and other professional magazines. He wrote monthly columns for "Heavy Equipment News" and has written safety programs and training materials. He holds two bachelor's degrees, a master's degree in safety and earned his doctorate in safety engineering, studying under professors from the University of Iowa and Texas A&M University.
Créditos Fotográficos
Laszlo Selly/Brand X Pictures/Getty Images