×
Loading ...

Artesanato para crianças sobre como Maria lavou os pés de Jesus

Nos evangelhos da Bíblia de Lucas e João, uma mulher chamada Maria lavou e ungiu os pés de Jesus como um símbolo de seu respeito por ele. Em Lucas, Maria levou uma caixa de alabastro com unguento e usou-a juntamente com as suas lágrimas e cabelos para lavar os pés de Jesus. Em João, Maria usou 350 ml de bálsamo de nardo e o seu cabelo para lavar os pés dele.

Ungir um convidado com óleo era comum no tempo de Jesus, mas lavar os seus pés era um sinal de submissão (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Tigela de lavagem

Dê a cada criança uma pequena bola de argila de secagem natural. Peça para elas criarem uma tigela que Maria poderia usar para armazenar o óleo para ungir os pés de Jesus. Dependendo da idade das crianças, elas podem estender a bola de argila até transformá-la em uma corda comprida que possa ser enrolada em forma de tigela ou elas podem simplesmente pressionar seus polegares no centro da bola para fazer um entalhe. Quando a argila secar, as crianças podem pintar suas tigelas usando tinta acrílica.

Loading...

Colagem de papel de vitral

As crianças podem criar as suas próprias imagens parecidas com vitrais de Maria lavando os pés de Jesus em pedaços de plástico transparente usando papel de seda e uma mistura de cola para decoupagem. Forneça a cada criança um pedaço de plástico transparente, que podem ser comprados em lojas de artesanato, e pedaços rasgados de papel de seda de várias cores diferentes. Umedeça o papel com uma mistura de cola para decoupagem e água e, em seguida, coloque o papel no pedaço de plástico transparente para criar uma imagem de colagem. Depois que os projetos tiverem secado, as crianças podem colocá-los na frente das janelas para ver a sua própria versão de vitrais.

Pulseira simbólica

Esse artesanato permite que as crianças criem pulseiras de cordão com cores para significarem a mensagem na história de Maria lavando os pés de Jesus. O azul pode representar a cor da água usada para lavar os pés, o amarelo pode simbolizar a humildade no ato de Maria, branco o espírito santo que ela viu em Jesus, e marrom pode representar o cabelo de Maria. As crianças podem tecer os cordões em uma trança simples ou em padrões mais complexos, como o de coração ou a listra de doces (ver seção Recursos).

Bonecas de prendendor de roupa

Nessa atividade as crianças fazem pequenas figuras de Jesus e Maria para poderem representar a cena da Bíblia na sua própria apresentação de marionetes ou diorama. Os prendedores de roupa são usados ​​para os corpos dos bonecos. As crianças podem então colar pedaços de material aos prendedores para fazer as roupas e usar marcadores para desenhar os rostos das figuras de Jesus e Maria. Se as crianças quiserem colocar as marionetes em um diorama, elas podem pintar o interior de uma caixa de sapatos vazia para criar um cenário para a cena.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...