Como explicar a parábola do semeador para crianças

••• tilled field image by Niki from Fotolia.com

Jesus passou grande parte de Seu ministério ensinando as pessoas através de histórias. A Bíblia contém muitas histórias Dele, chamadas parábolas, que explicam os princípios celestiais usando objetos terrestres. A parábola do semeador conta a história de um agricultor que está espalhamento sementes em diferentes tipos de solo. As crianças podem facilmente compreender que os solos representam a condição do coração das pessoas, quando o professor usar palavras que elas conhecem.

Passo 1

Leia com antecedência a parábola do semeador, encontrada em Mateus 13:1-23, na Bíblia. Esteja muito familiarizado com a história, se preparando para qualquer pergunta que uma criança possa fazer.

Passo 2

Prepare amostras de solo para que as crianças possam apreciar visualmente os tipos de solos que Jesus estava descrevendo. O site KIDSunday School Place sugere colocar a terra para vasos em um copo de plástico, a terra batida em outro, a terra rochosa em um terceiro e um ramo de um arbusto espinhoso ou caule de rosa no quarto copo.

Passo 3

Leia em voz alta a parábola da Bíblia ou use uma com imagens para as crianças. Enquanto lê a história, mostre para elas cada tipo de solo. Passe o copo ao redor e deixe-as sentir cada um.

Passo 4

Explique às crianças que o solo representa a condição de nossos corações. A terra batida é como uma pessoa que não entende a palavra de Deus. A terra rochosa representa os indivíduos que aceitam a verdade bíblica no início, mas rapidamente voltam aos seus estilos de vida antigos. Os espinhos são como as preocupações e ansiedades da vida que sufocam a fé das pessoas. A terra de vaso representa um coração saudável que está pronto para aceitar e ser nutrido pela palavra de Deus.

Mais recentes

×