×
Loading ...

Artesanato com restos de lã trançados

Quem faz tricô ou crochê costuma acabar com muitos fios soltos. Isto é, quando terminam algum trabalho, pedaços de lã que sobraram (muito curtos para serem usados para fazer cobertores ou luvas) enchem as suas caixinhas de costura. Mas não tem por que jogar esses restos fora quando eles podem ser empregados em artesanatos simples e rápidos de fazer, os quais podem ser usados como brinquedo, vestuário ou decoração.

Tanta lã, tanto artesanato (Michael Blann/Lifesize/Getty Images)

Marca-páginas

Você pode comprar ou fazer retângulos de papelão para criar os seus marca-páginas. Faça um furo na parte de cima e amarre uma trança de lã para completar o marcador. Ou você pode fazer um marca-páginas totalmente de lã. Escolha algumas cores de linha e trance-as para formarem uma longa faixa com nós nas pontas; faça um laço em uma das pontas e, amarre nele, fios de lã mais curtos para dar uma aparência descabelada, ou use esses fios para fazer tranças mais finas.

Loading...
Faça tranças finas para não danificar o livro (Phil Ashley/Lifesize/Getty Images)

Brinquedos

As partes principais de um brinquedo feito com lã trançada são o enchimento e as tranças. Para fazer uma boneca, simplesmente trance grupos de fios de lã para fazer o cabelo, prendendo-os com cola ou costurando-os a uma cabeça de boneca de pano. Outros bonecos, como um polvo, podem ser feitos enrolando pedaços de lã em volta de um enchimento -- como bolas de algodão --, amarrando-os com mais lã e, então, fazendo tranças nos comprimentos de lã que sobrarem para fazer os tentáculos.

Use cores diferentes para criar bonecos mais alegres e coloridos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Acessórios

É muito fácil fazer colares, pulseiras, tornozeleiras e, até mesmo, anéis de lã trançada. O jeito mais fácil de fazer é trançando as cores de linha que você gostar e amarrando-as no final. Mas você também pode adorná-las com miçangas ou amuletos, e colocar argolas para anexá-los uns aos outros, ou para colocar partes de corrente ou um fecho para que fique bem preso e tenha um detalhe diferente.

Meça seu pulso e o seu tornozelo para fazer os acessórios (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Decoração

Existem muitas possibilidades para decorações para a casa feitas com lã trançada. Usando um fio grosso e absorvente, faça uma trança e enrole-a em torno de si mesma, costure-a com um fio para fazer um porta-copos bem colorido. Trance duas cores de lã em torno de um cabide para impedir que as roupas escorreguem e caiam no chão. Use tranças grossas, argolas grandes e miçangas para fazer um suporte para vaso de planta. Trance uma alça nova para a sua bolsinha de crochê ou tricô.

Decore suportes de plantas com lã trançada (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...