×
Loading ...

Artesanatos e atividades para bebês usando tinta guache

A pintura oferece aos bebês uma oportunidade de explorar o mundo de modo sensorial. Eles podem gostar de sensação da tinta esguichando por seus dedos e deslizando pelo papel. Outros bebês podem não gostar da textura da tinta e evitar atividades que exijam que eles entrem em contato direto com o material. Proporcione experiências que permitam ao bebê tocar e interagir com a tinta o quanto ele desejar. Lembre-se de sempre usar tinta lavável e atóxica e cuide para que o material não seja ingerido.

Um bebê pode gostar da sensação da tinta contra sua pele (Kleiner Künstler image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

Arte e centrífuga de salada

Coloque um filtro de café na base de uma centrífuga para saladas. Segure o fundo e proponha que o bebê derrame alguns pingos de guache dentro do filtro. Entregue a tampa da centrífuga ao bebê e deixe que ele coloque a tampa no lugar certo. Ajude-o a girar a manivela e, consequentemente, a centrífuga de salada. Quando ele cansar de girar a mão, remova a tampa e retire o filtro de café. O bebê poderá ficar surpreso ao ver que o filtro está agora pintado de um jeito abstrato e colorido.

Loading...
Um filtro de café pode ser tornar a tela para uma pintura abstrata (coffee filter art image by robert mobley from Fotolia.com)

Pintura com escova de louças

Mostre ao bebê como segurar a escova de louças pelo cabo plástico. Ajude-o a mergulhar o objeto em um pote com tinta. Com cuidado, movimente o braço do bebê para frente e para trás rente ao papel. Se ele quiser, deixe-o usar a escova para carimbar o papel, em vez de espalhar a tinta. Quanto a pintura estiver seca, coloque-a sobre um pedaço de papelão colorido, para dar uma impressão de moldura.

Uma escova de louça com um cabo de plástico é uma ferramenta de pintura (red brush image by Ivan Hafizov from Fotolia.com)

Pintura de jornal

Dê ao bebê uma grande folha de jornal e ajude-o a amassá-la até formar uma bola. Essa bola deverá ser mergulhada em um pote com tinta. Então, guie a mão do bebê em direção a uma folha de papel grande e ajude-o a pressionar o jornal contra o papel. Repita o processo algumas vezes, usando uma bolsa de jornal diferente para cada cor de guache. Use o papel pintado como papel de presente, como sugerido nas referências (ver referência 1).

Amasse o jornal até fazer uma bola (newspaper image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Rolo de tinta

Transforme embalagens vazias de desodorante em ferramentas de pintura, conforme recomendado na referência 2. Lave e seque as embalagens antes de enchê-las com guache. Cole um pedaço de papel em uma mesa. Ajude o bebê a rolar o recipiente pelo papel para pintar. Recoloque a tampa no recipiente, se você pretende usá-lo novamente dentro de uma semana, caso contrário, despeje o excesso de tinta de volta na sua embalagem original.

Utilize embalagens vazias de desodorante como rolos de tinta (man's solid deodorant image by Jim Mills from Fotolia.com)

Pintura com esponja sem bagunça

O site "Toddler Toddler" sugere uma atividade que inclui uma pintura com esponjas e nenhuma bagunça (veja a referência 3). Coloque um pedaço de papel dentro de uma sacola grande. Corte uma esponja em pedaços de formas e tamanhos variados. Mergulhe cada esponja em uma cor de tinta diferente, e coloque-as dentro do saco. Feche o saco, e prenda-o com fita adesiva, se necessário. Deixe o bebê apertar as esponjas através do saco para pintar. Quando ele terminar, retire o papel da bolsa e deixe secar.

Corte esponjas em formatos diversos antes de mergulhá-los na tinta (Sponges image by kasiap from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...