Como assentar placas de ardósia em exteriores

••• F.R.R. Mallory et.al.

Ardósia é um tipo de rocha sedimentar de xisto que geralmente é composta de argila e cinzas vulcânicas. Essa rocha se divide facilmente em folhas e por isso tem sido historicamente usada para coberturas e aplicações em exteriores. A gama de cores desta rocha a tornou muito popular, tanto para uso interno quanto externo. Para um pátio externo ou passo, a ardósia é muitas vezes uma boa escolha, pois tem uma textura natural que atua como antiderrapante, tem cores variadas que aumentam seu apelo natural e é bastante durável se instalada corretamente. Assentar um piso de ardósia pode ser um desafio, porque as placas podem variar em dimensão, com espessuras diferentes entre as extremidades. A ardósia, como neste projeto, deve ser colocada sobre uma superfície existente. Em nosso exemplo, ela foi colocada sobre concreto.

Assentando a ardósia em área externa

Passo 1

Separe suas placas pela cor, espessura e, infelizmente, por rachaduras. Ardósia é um pouco mais problemática que os pisos fabricados. Quando for escolher por onde começar um projeto de piso, considere as áreas de destaque e as mais escondidas. Preferindo usar placas inteiras nos cantos que são mais visíveis e as que recebem cortes em cantos menos prominentes. Disponha algumas placas (com espaços para juntas) para ver como elas encaixam no chão. Se você estiver usando um padrão, coloque algumas colunas a seco para conferir o desenho. Muitos preferem assentar suas placas inteiras primeiro, deixando as que devem ser cortadas por último. Uma vez que tiver o encaixe e o ponto de partida definidos, limpe o concreto completamente. (Use um lavador pressurizado, se necessário.)

Passo 2

Misture a argamassa usando o balde de 20 L, haste de mistura e furadeira, ou usando enxada, carrinho de mão e bandeja. Use uma máscara facial, luvas e óculos de segurança. A argamassa deve ser úmida, mas não aguada. Misture apenas 1/4 do saco por vez, até você saber o quão rápido você vai consumi-la à medida que ela seca. Use uma bandeja de argamassa ou um bacia de plástico pequena que seja mais longa que sua espátula dentada. Use o pincel para molhar a área do concreto em que você está trabalhando (mantenha a superfície levemente úmida). Um balde pequeno deve estar mantido com água limpa, enquanto o outro é usado para umedecer a argamassa ou limpar. Uma esponja deve estar mantida limpa também pelas mesmas razões.

Passo 3

Aplique a argamassa usando a espátula dentada de 1 cm. Espalhe-a uniformemente pelo espaço de uma ou duas placas por vez. Selecione uma peça e umedeça-a com uma esponja molhada. Placas de ardósia podem ser muito desiguais, portanto você poderá precisar de mais argamassa em um dos lados. Verifique o nível relativo da pedra. Mova um pouco as placas para fixá-las na argamassa e faça pequenos ajustes de altura/nível.

Passo 4

Coloque espaçadores entre as placas. Assente as placas inteiras certificando-se de variar as cores para obter o efeito adequado da ardósia. Verifique se existem peças muito desniveladas, pois além da má aparência, podem causar tropeços.

Passo 5

Meça e corte as placas usando a serra refrigerada. É melhor fazer todos os cortes de uma vez para reduzir custos, caso esteja alugando uma máquina. Coloque todo o piso. Em trabalhos muito grandes para um único dia você pode querer reduzir o segundo dia. No final de cada dia de colocação de piso, molhe as placas de piso e o concreto, cubra com lona plástica para aumentar a umidade e melhorar a aderência da argamassa e do rejunte.

Passo 6

Use rejunte em pó para aplicações externas para acentuar as propriedades antiderrapantes. Nós tivemos que peneirar novamente parte da nossa mistura, pois ela criou pedras (pedacinhos que adquiriram umidade de algum lugar no manuseio) Uma peneira de farinha caseira serviu bem. Nós optamos pelo uso de um saco para aplicação de rejunte em vez de uma talocha, por causa da alta textura da ardósia e da profundidade das placas. Usando uma máscara, misture o rejunte até que lembre glacê de bolo. O rejunte deve ser mais úmido do que a argamassa. Misture o suficiente para encher 3/4 do saco.

Passo 7

Umedeça as placas e cantos com os quais está trabalhando com uma esponja molhada. Remova os espaçadores. Preencha o espaço entre as placas com rejunte, pelo comprimento de uma ou duas peças antes de pressionar a massa percorrendo o dedo sobre ela. Para um bom acabamento do rejunte e limpeza da superfície use a esponja e água limpa (que vai ficar suja rápido). Você também pode usar uma espátula para pressionar argamassa nas áreas mais profundas, como as quinas formadas pelo encontro dos degraus com as paredes. Complete todas as seções de uma área antes de passar para a próxima, limpando conforme vai fazendo. Quando tiver terminado, borrife levemente seu piso acabado, cubra com plástico por 24 horas, para permitir uma lenta e uniforme cura da argamassa.

Mais recentes

×