Dicas para pintura de espuma de poliuretano
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Espuma de poliuretano é usada frequentemente como um material de modelagem por amadores e aficionados em jogos de guerra, bem como em uma grande variedade de outras aplicações, como almofadas de móveis e isolamento. A espuma de poliuretano deve apenas ser pintada com tinta em spray, se for do tipo de célula fechada. As espumas de poliuretano de célula aberta tendem a derreter quando submetidas a aerossóis.
Preparação
Procure muito bem por qualquer irregularidade na superfície do poliuretano; isto inclui pequenos orifícios deixados pelos bolsões de ar e pequenas quantidades extras de poliuretano. É possível corrigir esses problemas depois que a espuma foi pintada, mas provavelmente significa que a espuma terá que ser repintada. Corte cuidadosamente qualquer sobra usando uma faca artesanal e lixe até que fique liso e homogêneo. Buracos deixados por bolhas de ar podem ser preenchidas com algo semelhante à massa corrida, mas para uso geral.
Vedação e preparação
Existem dois tipos de espuma de poliuretano: de células abertas e de células fechadas. A espuma de célula aberta é mais macia porque o material é poroso e permite que o ar penetre; já a espuma de células fechadas não é porosa e é consideravelmente mais resistente. Você deve selar as espumas de células abertas antes de pintá-las. Isso se faz pela mistura de cola branca e água, pincelando-a sobre a espuma. Limpe bem o pincel imediatamente após usar. As espumas de células fechadas podem ser pintadas sem vedação. Aplique um primer à base de acetona diretamente sobre a espuma.
Pintura
Aguarde até que o primer seque completamente antes de pintar. Você pode usar quase qualquer tipo de pintura em poliuretano, isto inclui tintas acrílicas, à base de óleo e também tinta spray. Aplique uma camada de base e deixe-a secar; em seguida aplique uma segunda e -- se necessário -- até uma terceira camada para atingir o efeito desejado. Várias camadas finas são melhores do que uma camada muito espessa, isso ajudará a preservar os detalhes. Pinte as áreas mais baixas da espuma primeiro; é mais fácil o pincel alcançar uma área elevada e deixar de pintar uma área baixa do que o contrário. Pintar as áreas elevadas por último ajudará a encobrir os erros.
Lavagem
Aplicar uma ou mais lavagens pode ajudar a realçar os detalhes da espuma. Faça uma lavagem misturando a tinta à água; as proporções dependem da cor da tinta que está sendo usada. Você pode fazer lavagens coloridas mais leves com menos água do que as mais escuras -- a lavagem do preto pode ser composta principalmente de água com a adição de apenas algumas gotas de tinta preta; a lavagem com tinta preta aplicada na fase final pode ajudar a criar um efeito sombrio.
Mais Artigos
O que causa bolhas de ar em tintas?→
Quais tipos de tinta estão disponíveis para pintura de blocos de concreto no exterior?→
Técnicas de pintura fluida com tinta acrílica→
Qual o tipo de tinta recomendado para paredes de gesso?→
Que tinta posso usar para dar cor aos blocos de concreto sem reter umidade?→
Qual a diferença entre tinta guache e acrílica?→
Referências
Sobre o Autor
Mike Davey has been writing and editing professionally since 1996. His work has appeared in "Owl" magazine, "Sposa," "STUDENTBody" and numerous B2B publications such as "Collision Repair" magazine, "Canadian Rental Service" and "Glass Canada."
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images