Como fixar azulejo no teto

••• Tile image by Laima Penekaite from Fotolia.com

Nos últimos anos, a comunidade envolvida no melhoramento de decoração de moradias tem encorporado o azulejo como uma alternativa estética para o as aplicações comuns feitas a teto, parede e chão. Embora a ideia de fixar azulejo ao teto seja intimidante, essa alternativa é bem prática. Utilizando argamassa especializada, como mistura fina, você achará esta tarefa tão simples como fixar no chão. Tetos preenchidos dessa forma são ideias em áreas onde há muita umidade, como banheiro, cozinha e porão.

Passo 1

Meça o teto utilizando a fita métrica. Multiplique a largura pelo comprimento para obter a área. Isso determinará quantos azulejos serão utilizados.

Passo 2

Trace uma linha no teto de uma parede a outra. Faça outra perpendicularmente. Utilize o manômetro para garantir um ângulo reto.

Passo 3

Misture a argamassa fina segundo as instruções do pacote. Misture apenas o que você consegue aplicar em meia hora. Isso previne que ela seque e fique quebradiça, garantindo que o material fixado fique estável.

Passo 4

Aplique uma camada fina utilizando a espátula dentada. Aplique o bastante para poder fixar vários azulejos de uma só vez. Utilize o lado reto para espalhar a mistura, então utilize a parte de dentada fazer ondulações na argamassa. Isto ajudará na fixação, pois faz sucção.

Passo 5

Coloque o primeiro azulejo utilizando a linha feita a giz como referência. Utilize ambas as mãos para aplicar pressão simétrica para cima. Enquanto pressiona, um leve movimento removerá as bolhas da argamassa e permitirá melhor fixação.

Passo 6

Adicione os espaçadores em todos os lados.

Passo 7

Aplique a argamassa fina e os azulejos até preencher o teto.

Passo 8

Corte com a serra aquelas peças que não couberem ou não encaixarem contra a parede. Utilize o riscador e o alicate para cortar as curvas necessárias para o encaixe, como espaços para lâmpadas ou ventiladores. Permita que a argamassa descanse por 24 a 36 horas. Consulte a embalagem, pois essa espera pode variar.

Passo 9

Remova os espaçadores assim que a mistura estiver descansada.

Passo 10

Misture o rejunte de acordo com as instruções.

Passo 11

Espalhe-o nos espaços das juntas, utilizando a espátula plástica. Retire o excesso imediatamente utilizando um pano úmido. Deixe o rejunte atuar de acordo com as instruções.

Passo 12

Remova qualquer sobra de material da superfície do azulejo utilizando o pano num movimento circular.

Mais recentes

×